Depoimento de um visitante

Esse é o tipo de coisa que faz valer a pena todo o trabalho que dá manter esse Clube no ar. 🙂

Leia e depois me diga se não concorda comigo ? 😉

Olá pessoal, sou novo no fórum e estou muito honrado de participar desse seleto grupo.

Assisti a uma entrevista do Gustavo Cerbasi há pouco tempo, onde ele dizia que a dificuldade financeira é solitária. Ninguém fala que têm problemas com finanças, que está endividado, que necessita de ajuda ou de uma diretriz. Numa rodinha de amigos normalmente se fala sobre vitórias, sobre aquisições e nunca sobre dívidas a vencer.

Numa das épocas mais turbulentas de minha vida, fazendo pesquisas na internet sobre educação financeira, encontrei esse fórum. Nas duas últimas semanas, vocês foram meus amigos, às vezes até meus confidentes, durante as longas noites sem dormir.

Pessoas, que protegidas pelo anonimato da internet, abriram seus corações para uma série de desconhecidos, vezes pedindo ajuda, outras ajudando, sem querer absolutamente nada em troca, apenas o bem comum. Sabemos que isso é raro hoje e talvez tenha sido sempre assim.

A sinceridade de muitos de vocês aqui realmente me tocou, senti-me num ambiente amigo, de pessoas positivas que querem superar seus próprios limites através do conhecimento. Respeito isso.

Como “ouvi” muitos de vocês, gostaria também de compartilhar um pouco do que tenho passado.

Nos últimos anos, aliás desde que comecei a trabalhar, desenvolvi um hábito extremamente nocivo: gastar mais do que ganho. Durante muitos anos, tratei limite de cheque especial como se fosse meu dinheiro, cartão de crédito idem. Empréstimos consignados? Tratei como se fossem meus melhores amigos; a solução dos meus problemas.

Passados nove anos, o fruto do meu trabalho se tornou em uma dívida em empréstimos consignados que levarei, pelo menos, mais cinco anos de trabalho árduo para pagar. Isso, se sempre me mantiver no mercado de trabalho. Não posso pensar em desemprego, doença e etc., qualquer revés da vida poderá ser mortal.

Visto isso, cheguei a seguinte conclusão: “O dinheiro controla minha vida!”.

No meio de toda essa turbulência me casei. Contraí novas dívidas, fiz novos empréstimos, empurrei meus problemas um pouco mais pra frente. Todavia, empurrei-os menos do que imaginava.

Logo no primeiro mês de casado comecei a ter problemas por causa de dinheiro, percebi que minha mulher não entendia para onde iam meus rendimentos e creio que muitas vezes questionou minha honestidade. Pegava-me pensando: “Será que ela acha que estou me omitindo de pagar as coisas?”; “Será que me acha um egoísta? Ou até mesmo um aproveitador?”.

Tornei-me mais uma vítima do “mal silencioso”.

As discussões tornaram-se recorrentes, o que culminou numa breve separação que levou cerca de uma semana. Voltei para a casa dos meus pais com menos de três meses de casado.

Durante esse período, notei que era hora de tomar as rédeas da minha vida, muitas coisas estavam fugindo do meu controle e boa parte dos meus problemas pessoais, originavam-se nos problemas financeiros.

Desenvolvi um plano de ação: a primeira coisa que pensei foi em mostrar a minha mulher a real situação financeira que passava. Lembro-me, e provavelmente jamais esquecerei, que ao ver o que realmente acontecia, ela chorou. Senti-me envergonhado.

Desenvolvi um rígido controle de despesas e montei um orçamento familiar. Milagrosamente, consegui colocar as coisas de uma forma que, salvo uma conta ou outra, todas as despesas serão pagas sem a utilização de cheque especial, o que para mim é algo que não acontece há mais de cinco anos.

Estou a cerca de duas semanas desenvolvendo uma nova atitude. Reestruturei meus gastos, cortei supérfluos, cancelei cartão de crédito, celular, barzinhos três vezes por semana. Por incrível que pareça, estou mais feliz.

Minha mulher assumiu o mesmo compromisso comigo.

Ao tentar controlar meu dinheiro, passei a controlar novamente minha vida. Minha família está mais unida do que jamais esteve.

A única coisa que posso a dizer a vocês, meus amigos, é que se você passa por algo semelhante: controle seu dinheiro. A partir do momento que passei a controlá-lo ampliei meus horizontes, adquiri um novo tipo de inteligência, cheguei até vocês e vocês chegaram até mim.

Para aqueles que chegaram até aqui, gostaria de agradecê-los. A oportunidade de adquirir conhecimento aqui, influenciou totalmente a minha vida.

Chega por ora, já escrevi demais. Ainda estou numa fase de conhecimento e muitas das coisas que tenho praticado me parecem que darão certo. Assim que comprova-las compartilharei com vocês. Quem sabe novas pessoas consigam sair do abismo em que viviam?

O pessoal do fórum é porreta mesmo !! 😀