Clube do Pai Rico

Dia 27 tá chegando !!

É … com mais de 3 meses de atraso o “fatídico” dia está mais próximo do que nunca: dia 27 de janeiro será divulgado o resultado do 3º trimestre de 2014 (quase no dia que deveriam divulgar o do 4º, mas tudo bem) da Petrobras.

A novela você deve ter acompanhado: a PwC, a empresa que faz a auditoria externa dos balanços da Petro, se negou a assinar o resultado do 3º trimestre por causa das denúncias de corrupção dentro da empresa. Fez uma série de exigências e diz que não assina enquanto os valores que foram desviados não forem apresentados, e deduzidos, dos resultados. Dia 27 será divulgado – aqui cabe uma informação interessante: a empresa diz que o resultado será apresentado à diretoria para possível aprovação e consequente divulgação. Mas convenhamos, se não houver a divulgação ela estará ferindo regras que dão como limite o fim de janeiro para a divulgação e abre espaço para inúmeros processos e problemas junto aos investidores. Portanto a divulgação é dada como certa … – o tão famigerado resultado. Ok. Tudo muito bonito, tudo muito lindo, tudo muito 10 ! Porém … este resultado será uma resultado não auditado. Sim, os valores que serão apresentados não têm “garantia” nenhuma de que são verdadeiros.

(se bem que antes de “saberem” da existência de corrupção na empresa a PwC assinou os resultados sem pestanejar …)

Na verdade ninguém tem a mínima noção de quão grande é o rombo, ninguém. Até mesmo quem participou da roubalheira, pois existiam tantos níveis de corrupção que um “provavelmente” não sabia do tamanho do roubo do outro. Portanto poderão passar anos e anos até que o tamanho do buraco seja conhecido em sua totalidade. Se é que vai …

Já está precificado ?

A pergunta mais importante de todas é: o resultado já está precificado ? Venha o que vier, a ação irá se “comportar” ? E a resposta a ela poderá gerar muito dinheiro aos que acertarem. Não preciso dizer que não existe a mínima possibilidade de termos a mínima noção de como será a interpretação e a recepção do mercado para os números que forem divulgados.

Sério ! Tudo – e mais um pouco – é possível de se acontecer. Alta ? Pode. Baixa ? Pode. Desabar ? Pode. Explodir ? Pode. Sim, o movimento que veremos na quarta-feira (estou assumindo que o resultado será divulgado no final do dia 27) será “único”.

Se você estiver ligado nas parada já sabe onde estou querendo chegar … 😉

A chance de que venhamos a ter um pregão de extrema volatilidade é enorme. A expectativa para que isso ocorra é maior ainda … E a lista dos que pensam em montar um straddle só aumenta a cada dia …

Se você não sabe do que se trata indico a leitura de três textos:

Opções – O que é um straddle ?
Por que decidi não montar um straddle para segunda ?
Por que decidi não montar um straddle para segunda ? – Resultado Final

Escrevi ambos próximos à definição do 2º turno das eleições, visando a explosão das cotações na segunda-feira com o resultado em mãos. Mas fiz direito: apresentei a operação, estudei sobre a possibilidade de empregá-la naquela ocasião, disse o motivo porque não fiz e para fechar com estilo, indiquei a perda que teria obtido caso a tivesse feito. 🙂

Leia os 3 textos. Entenda os 3 textos. Pergunte se tiver alguma dúvida sobre algo que falei neles, pode ser por e-mail, pelos comentários do post ou pelo twitter.

Será que valerá a pena montar um straddle ?

Somente você poderá dizer. Somente após estudar a situação na véspera é que você poderá tomar uma decisão baseada em fatos. 😉

Mas confesso que está muito convidativo … muito mesmo. 😀