Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Carteira a Longo Prazo
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Bolsa de Valores
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 12:15 pm    Assunto: Carteira a Longo Prazo Responder com Citação

Olá Caros amigos!

Depois de alguns problemas para efetuar um login, finalmente, posso trocar ideias com pessoas da area, participo de outros foruns de outras areas, particulamente, gostei muito deste e dos usuarios em questao.

Bom, meu nome é Alexandre, tenho 19 anos, recentemente, começei a me informar bastante na area de investimentos, particulamente, açoes e renda fixa, que são os que mais me identifiquei, pois quero garantir meu futuro, visto que na pratica, meu pai nao conseguiu/consegue.

Meu plano é investimento a longo prazo, tenho negocios na internet e trabalho com meu pai, gastos fixos são particulares somente, tais como combustivel, roupas e afins.

Tenho uma rentabilidade atualmente que me garante, alem de investir em meu proprio negocio, sempre tem sobrado uma quantia interessante, e agora com o meu sistema maximizado, já estou colhendo frutos otimos, teria disponibilidade de investir entre 1,5mil até 6mil mensais, minha preferencia é açoes, devido a meu plano que me projetei, que seria meu primeiro milhao aos 30 anos, no maximo, rs.

Prefiro nao colher meu plantio atualmente, pois já estou digamos "bem" instalado, e com bom veiculo, nao tenho gastos tambem porque nao me apetece gastar por gastar, nao faz parte de mim isto.

As empresas em foco agora, são blue chips, devido a meu plano, realmente, é a melhor estrategia? verifiquei bastante itens, e me transpareceram melhor longo prazo estas empresas. Minha inicial é jogar 20k, sob cada empresa abaixo. Nao tenho problema atualmente em investir meus primeiros 100k em açoes.

Vale5 -Vale do Rio Doce
PETR4 - Petrobras
BBAS3 - Banco do Brasil
GGBR4 - Guerdau
ITUB4 - Itau Unibanco

*Uma duvida minha é posterior a isso, posso mensalmente adquirir 2k em açoes, sem ser comido por taxas?? ou seria melhor 5-10k por vez? pois nisso eu perco ja um pouco de investimento, hehehehe.

*Está interessante meu plano de investimento caros colegas? e as empresas escolhidas?

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular

Pelicano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 9:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola Ale123!!

Bem, voce tem um ótimo potencial para investir ja de inicio e tambem um ótimo dinheiro para investir todo mes!! Voce é jovem, dinamico, ou seja, tem um grande futuro pela frente, parabens!!!

Agora é o seguinte.....muitos aqui vao lhe dar bons conselhos, a galera é bem situada e bem legal!!

Eu mesmo tenho a minha carteira virtual longo prazo aqui no forum, tenho varias açoes "recomendadas" no tópico de açoes, assim como os colegas tambem "recomendaram" varias......mas eu sou apenas um amador!!! então nao leve em conta minhas recomendações Very Happy .....Sou um grande estudioso do assunto, mas sou tambem um grande amador, nada mais....rsrs

Entao a minha verdadeira recomendação é a seguinte: estude bastante, mas muito mesmo....fundamentos, balanços(saia no braço com eles...rsrs), um pouco de graficos........tudo o que puder!!!

Voce tem um bom dinheiro nas mãos(para mim é bastante dinheiro...rsrs), ele cuide muito bem dele.....ele pode te deixar milionario realmete aos 30 anos, como falou!!!

Não sei o nivel do teu conhecimento, mas como acho que teu dinheiro para investimento é grande, e como tenho certeza que podes ser um milionario daqui ha alguns anos, penso que o melhor que tem a fazer é procurar algum profissional do ramo para uma boa analise.....nao digo que voce deva deixar o dinheiro na mao de alguma corretora, investidora ou algo assim, acho que eu nao faria isso, pois gosto de apostar em mim mesmo, coisa que vc tambem parece que faz....mas um bom bate-papo com um profissional, da tua corretora mesmo, e sobretudo bons livros e alguns cursos tambem, vao te levar ao sucesso!!!

Quanto as empresas que selecionou , são otimas, nem ha muito o que falar. Alguns nao gostam da Petrobras, eu gosto!!!

Por ora é isso......de minha parte fora a coisa do estudo maximo que é o melhor que tem a fazer, tenho duas pequeninas recomendações: nao acho que o momento de entrar no mercado seja este, penso que seja bom aguardar um pouco, pois estamos em tendencia de baixo, o que logo deverá se reverter!!! E ainda sobre tua carteira, talvez dois bancos seja demais, pois ficaria com 40% dela no ramo financeiro, tudo bem que são instituições sólidas, mas ha tambem outros bons setores como construção, varejo e outros mais que estão muito bem, fora uma ou outra small cap de grande futuro, claro que aliado ha um risco maior...

Bem, isso ae....boa sorte pra vc!!! vai pra cima!!!

Very Happy
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelicano escreveu:
Ola Ale123!!

Bem, voce tem um ótimo potencial para investir ja de inicio e tambem um ótimo dinheiro para investir todo mes!! Voce é jovem, dinamico, ou seja, tem um grande futuro pela frente, parabens!!!

Agora é o seguinte.....muitos aqui vao lhe dar bons conselhos, a galera é bem situada e bem legal!!

Eu mesmo tenho a minha carteira virtual longo prazo aqui no forum, tenho varias açoes "recomendadas" no tópico de açoes, assim como os colegas tambem "recomendaram" varias......mas eu sou apenas um amador!!! então nao leve em conta minhas recomendações Very Happy .....Sou um grande estudioso do assunto, mas sou tambem um grande amador, nada mais....rsrs

Entao a minha verdadeira recomendação é a seguinte: estude bastante, mas muito mesmo....fundamentos, balanços(saia no braço com eles...rsrs), um pouco de graficos........tudo o que puder!!!

Voce tem um bom dinheiro nas mãos(para mim é bastante dinheiro...rsrs), ele cuide muito bem dele.....ele pode te deixar milionario realmete aos 30 anos, como falou!!!

Não sei o nivel do teu conhecimento, mas como acho que teu dinheiro para investimento é grande, e como tenho certeza que podes ser um milionario daqui ha alguns anos, penso que o melhor que tem a fazer é procurar algum profissional do ramo para uma boa analise.....nao digo que voce deva deixar o dinheiro na mao de alguma corretora, investidora ou algo assim, acho que eu nao faria isso, pois gosto de apostar em mim mesmo, coisa que vc tambem parece que faz....mas um bom bate-papo com um profissional, da tua corretora mesmo, e sobretudo bons livros e alguns cursos tambem, vao te levar ao sucesso!!!

Quanto as empresas que selecionou , são otimas, nem ha muito o que falar. Alguns nao gostam da Petrobras, eu gosto!!!

Por ora é isso......de minha parte fora a coisa do estudo maximo que é o melhor que tem a fazer, tenho duas pequeninas recomendações: nao acho que o momento de entrar no mercado seja este, penso que seja bom aguardar um pouco, pois estamos em tendencia de baixo, o que logo deverá se reverter!!! E ainda sobre tua carteira, talvez dois bancos seja demais, pois ficaria com 40% dela no ramo financeiro, tudo bem que são instituições sólidas, mas ha tambem outros bons setores como construção, varejo e outros mais que estão muito bem, fora uma ou outra small cap de grande futuro, claro que aliado ha um risco maior...

Very Happy

Pelicano, não seja modesto, em suma, voce ainda está a minha frente, estou acompanhando não é de hoje suas transaçoes na carteira que se encontra nessa sala do forum, muito interessnate e informativo seu topico brother. Very Happy

Quanto a quantia de investimento eu tenho sobrando 20k, não 100k, esses 100k são ficticios amigo, espero que nao tenha entendido mal.

Olha, muito boa sua dica, inclusive já pensei a respeito de assistir palestra ou procurar um profissional, porem moro no interior, tenho acesso com dificuldade e como vou fazer investimento a longo prazo, não vejo problemas em administrar isso, estou correto?

Quanto a leitura de livros, serei sensato em mencionar que não li nenhum ainda, mas busquei muita informaçao na internet, isso é fato...problema que ando trabalhando muito, assim não consigo me concentrar devidamente para uma leitura, sem pegar no sono de tão cansado, hehehehe.

Realmente, tenho bancos demais em minha carteira, pensei nisso tambem, mas achei otimos artificios nessas empresas apesar disso, mas voce tem razão sim, realmente eu poderia colocar de outras areas tambem, mas essa é minha carteira inicial tambem, tem esse detalhe, eu ainda entrarei em empresas do ramo da Ambev, ou a dita cuja, porem esta nao pesquisei o necessario.

Pelicano, se fosse para cogitar alguma empresa do ramo de construção como citado por voce anteriormente, qual seria esta?

Muito obrigado atenção, abraços! Wink
SuperGeo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 12:47 am    Assunto: Responder com Citação

Se vc não estiver mto afim nem tiver mto tempo para correr atrás das empersas, fazer análises, etc, talvez seria uma boa investir passivamente num índice como Ibovespa.

Seria interessante comprar ações tipo PIBB11 (índice Brasil) ou BOVA11 (Ibovespa), que funcionam como um "espelho" para os respectivos índices.

Lembrando que existem diversos estudos comprovando que a grande maioria dos fundos acaba não batendo a média do mercado.
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 3:54 am    Assunto: Responder com Citação

SuperGeo escreveu:
Se vc não estiver mto afim nem tiver mto tempo para correr atrás das empersas, fazer análises, etc, talvez seria uma boa investir passivamente num índice como Ibovespa.

Seria interessante comprar ações tipo PIBB11 (índice Brasil) ou BOVA11 (Ibovespa), que funcionam como um "espelho" para os respectivos índices.

Lembrando que existem diversos estudos comprovando que a grande maioria dos fundos acaba não batendo a média do mercado.

Olá SuperGeo.

Tenho certo tempo sim, com certeza olharia pouco mais a fundo nas empresas antes de investir, não tenha duvidas, mas estas que citei, nao tenho muito mais que analizar acredito.

Sua ideia realmente é boa, de fato, ja verifiquei Pibb, na verdade, todo dia eu vejo como está essa cotaçao, todo dia mesmo, meu interesse apartir dela começou quando tive oportunidade de conhecer/acompanhar o Blog do "viverderenda", que encontrei nesse forum.

Mas ao longo prazo (5 anos aprox), não consideras melhor, esse tipo de carteira/investimento para maximizar meu dinheiro que está "sobrando"???

Abraços, grato a ajuda amigo! Very Happy
Pelicano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Ale123 escreveu:
Pelicano escreveu:
Ola Ale123!!

Very Happy

Pelicano, não seja modesto, em suma, voce ainda está a minha frente, estou acompanhando não é de hoje suas transaçoes na carteira que se encontra nessa sala do forum, muito interessnate e informativo seu topico brother. Very Happy

Quanto a quantia de investimento eu tenho sobrando 20k, não 100k, esses 100k são ficticios amigo, espero que nao tenha entendido mal.

Olha, muito boa sua dica, inclusive já pensei a respeito de assistir palestra ou procurar um profissional, porem moro no interior, tenho acesso com dificuldade e como vou fazer investimento a longo prazo, não vejo problemas em administrar isso, estou correto?

Quanto a leitura de livros, serei sensato em mencionar que não li nenhum ainda, mas busquei muita informaçao na internet, isso é fato...problema que ando trabalhando muito, assim não consigo me concentrar devidamente para uma leitura, sem pegar no sono de tão cansado, hehehehe.

Realmente, tenho bancos demais em minha carteira, pensei nisso tambem, mas achei otimos artificios nessas empresas apesar disso, mas voce tem razão sim, realmente eu poderia colocar de outras areas tambem, mas essa é minha carteira inicial tambem, tem esse detalhe, eu ainda entrarei em empresas do ramo da Ambev, ou a dita cuja, porem esta nao pesquisei o necessario.

Pelicano, se fosse para cogitar alguma empresa do ramo de construção como citado por voce anteriormente, qual seria esta?

Muito obrigado atenção, abraços! Wink

Opa!!! nao sou modesto nao!!! Very Happy realmente sou um amador.....bastante estudioso, mas amador!! porem....estudar é o caminho com certeza!!!

Como falei e vc tambem....o caminho é fazer voce mesmo.....se der para assistir cursos, palestras esta otimo.....mas estudando em casa e começando aos poucos tambem da para levar na boa!!

Quanto a material de estudo eu coloquei um topico com este nome no forum, acredito que ali tem muita coisa boa....e ja forma uma base maravilhosa para começar bonito na bolsa!!! Os livros sobre fundamentos que indiquei sao muito bons e com aquilo ja da para entender bem sobre o assunto!!! No mais é aquela coisa......a emoçao as vezes pesa mais que a razao...mas vc tem uma coisa de bom,...o potencial a guarar como ja falei, bem como a ideia de longo prazo....isso é otimo pois vc nao esta querendo ficar rico amanha....rsrsrs como muitos.....inclusive eu às vezes....rsrsrs....fique diariamente de olho no site do infomoney....completissimo!! Se vc quiser apostar um pouco em small caps, o que é bem legal(pequena fraçao da conta)...fique de olho nas cartas aos cotistas do fundo galleas....o cara lá é um mago do negocio!!!

Quanto às açoes de construtoras.....como deve perceber, desde outubro/novembro que nao foram mais para frente.......mas tem potencial ainda....e devem gerar bons lucros ao menos este ano ainda....quanto a sugestoes...como escrevi na minha carteira virtual e no tópico de açoes tenho as seguintes: Cyrela ("blue chip praticamente")...e a ótima EZETEC(muito fundamento , otima administraçao, zero de divida)....e tambem a um pouco menos otima HBOR3.......essas são as que gosto......mas temos ainda a gigane Gafisa, MRV, RSID, PDGR e tambem me parece que a AGRE tem bom futuro....afinal é isso um grande setor......mas que ja cresceu demais ano passado e talvez ja esteja precificado!!! Alias, a EZTEC com certeza ainda nao esta precificada!!!

Nao sei...mas acho que 5 ações talvez seja pouco...quem sabe 10 ações seja uma boa para vc!!!

Bem...é isso.....modestas sugestoes de ações e ótimas sugestoes de estudo é o que lhe falei!!!!!! Very Happy

Boa sorte ae!!! vc tem tudo para chegar aos 30 anos com um milhao ou mais se bem administrado.....mas vc esta no caminho certo com certeza!!!!

E tome cuidado por enquanto...mercado em baixo......acho prudente aguaradar a retomada do bom humor!!

Abraço!
SuperGeo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 11:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Ale123 escreveu:

Mas ao longo prazo (5 anos aprox), não consideras melhor, esse tipo de carteira/investimento para maximizar meu dinheiro que está "sobrando"???

Sem problemas se você analisou as empresas certinho e acha que vai lucrar com elas no longo prazo. Mas vc tem que se certificar que os critérios que vc usou para escolhe-las realmente tem embasamento.

Falo isso porque vi que vc pegou empresas bastante conhecidas que tão sempre na "boca" do pessoal. Olha as empresas com maior peso na composição do Ibovespa:

Código:

Código     Part. (%)
[b]VALE5    12,33[/b]
[b]PETR4    11,841[/b]
[b]ITUB4    4,711[/b]
BVMF3    4,529
BBDC4    3,639
[b]GGBR4    3,533
VALE3    3,372
USIM5    3,026
CSNA3    2,97
PETR3    2,967
ITSA4    2,578
[b]BBAS3    2,358[/b]

Pode ver que as empresas que vc citou estão no Índice (a proporção da margem a outra discussão). Mas se vc fez a sua análise e está confiante nela, siga seu julgamento. Mas será que vc n escolheu essas justamente por serem mais "populares"? Será que estão bem precificadas?

Não to falando pra vc fazer nada do que eu to falando, só explicando um pouco do meu raciocínio que talvez ajudará a deixar as coisas mais claras.
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Galera, muito obrigado pelos comentarios, foram de suma importancia e aprenziado a minha pessoa.

Irei atualizar meus portfolios que fiz em simulação.

Portfolio 01: 100k montante, tudo comprado dia 27/01. Dois meses atras.

GGBR4:3.73%
PETR4: 2.21%
POSI3: -12.64%
SANB11: -5.80%
VALE5:14.08%

Lucro: 0.45%, estava começo da semana a 2%, mas que seja....
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação

SuperGeo escreveu:
Ale123 escreveu:

Sem problemas se você analisou as empresas certinho e acha que vai lucrar com elas no longo prazo. Mas vc tem que se certificar que os critérios que vc usou para escolhe-las realmente tem embasamento.

Falo isso porque vi que vc pegou empresas bastante conhecidas que tão sempre na "boca" do pessoal. Olha as empresas com maior peso na composição do Ibovespa:

Código:

Código     Part. (%)
[b]VALE5    12,33[/b]
[b]PETR4    11,841[/b]
[b]ITUB4    4,711[/b]
BVMF3    4,529
BBDC4    3,639
[b]GGBR4    3,533
VALE3    3,372
USIM5    3,026
CSNA3    2,97
PETR3    2,967
ITSA4    2,578
[b]BBAS3    2,358[/b]

Pode ver que as empresas que vc citou estão no Índice (a proporção da margem a outra discussão). Mas se vc fez a sua análise e está confiante nela, siga seu julgamento. Mas será que vc n escolheu essas justamente por serem mais "populares"? Será que estão bem precificadas?

Não to falando pra vc fazer nada do que eu to falando, só explicando um pouco do meu raciocínio que talvez ajudará a deixar as coisas mais claras.

Sim voce tem razão, em tese, foi o tipo de pensamento popular que estava circulando em minha mente, hoje vejo que certos pontos estavam errados e outros, até nem tanto, rs. Muito obrigado pelo comentario.

Abraços
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação

O portfolio 02: Montante, 100k, comprados em 27/01, distribuidos 20k em cada empresa, assim como no portfolio 01, no qual esqueci de fazer esta mensão.

BBAS3:4.88%
BVMF3:-10.05%
PETR4:1.40%
POSI3:-14.33%
VALE5:15.33%

Final: -0.56%

Abraços Evil or Very Mad
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 2:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Lucro bom tive unicamente nesse mes quando resolvi pratica-lo a lá "day trade", tomei uns prejuisos, mas o lucro final está alto, nas simulaçoes eu ganhei 12,5% na springer por comprar na queda, e 8% na milk, e depois uns 4% na usiminas, mas tambem perdi nela, no final o lucro limpo ficou em aproximadamente 25%, jogada de sorte, ou nao, estou aprendendo Laughing
A ambev me deu um preju federal, mas eu recupei depois na queda, e ganhei 1% em cima, rs. O restante nao lembro de cor.

Abraços!
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 17, 2010 6:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, dando uma atualizada, nos portfolios que fiz a longo prazo, descritos acima, estão oscilando entre 5 a 8 negativos hoje.

Enquanto minha carteira daytrade está com lucro de aproximadamente 55% lucro liquido, iniciei ela em março ou final de fevereiro.

Nesse tempo aprendi bastante, mais ainda de que quando se fala em longo prazo tem que estudar muito uma empresa, mais do que daytrade, dependendo do tipo de trade, se voce pensar muito, passou a vez, ja no longo prazo eu achava uma vez que era comprar otimas empresas e pronto, estaria feito, tudo bem que estamos em uma crise, mas mostrou que não é assim tão simples.

Bom, continuo na caminhada.

Abraços
Pelicano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 17, 2010 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação

55% de lucro Shocked

Quanto ao longo prazo, o "problema" é o seguinte: neste momento de turbulencia, o mercado viras as costas para os fundamentos, por melhores que eles sejam.....e as ações despencam mesmo que as empresas sejam boas, os lucros otimos e tal....
Ale123
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 19, 2010 2:14 am    Assunto: Responder com Citação

Pelicano escreveu:
55% de lucro Shocked

Quanto ao longo prazo, o "problema" é o seguinte: neste momento de turbulencia, o mercado viras as costas para os fundamentos, por melhores que eles sejam.....e as ações despencam mesmo que as empresas sejam boas, os lucros otimos e tal....

Sim isso é foda, mas é otimo momento para quem puder, aproveitar
algumas pechinchas.

Em referencia aos 55%, foi unicamente por uns trades bem sucedidos, que visualizei e aproveitei a oportunidade.

Abraços!
jrnavarro

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 10:16 am    Assunto: Também Iniciando no Longo Prazo Responder com Citação

Opa também quero compartilhar minha situação hj... Não tenho tanto valor para investir porém já tenho a prática de sempre guardar um pouco do meu orçamento em poupança e agora estou entrando no mercado de ações. Começei com algo em torno de 1000,00(pois ainda estou conheçendo) seguindo a carteira recomendada pela minha corretora (Gradual) entre as empresas estão Petro, Eztec,Bbdc4 Geti4. E estou mensalmente investindo em torno de R$100,00. Não tenho pressa meu prazo é maior que 2 anos... Pessoal estou no caminho certo? Desde já agradeço...
Responder com Quote
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Bolsa de Valores Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.