Clube do Pai Rico

A situação está complicada ? Chama o Síndico !!

Ou melhor dizendo, se transforme nele ! 🙂

Sei que não é todo mundo que poderá aproveitar essa “dica”, pois muitos não moram em condomínios (seja de apartamentos ou de casas, a figura do síndico está presente nos dois casos), mas tenho certeza que verão que é um ideia … “interessante”.

Você já parou para ver quanto ganha o síndico do seu condomínio ? Eu já: 2 salários mínimos + isenção na taxa de condomínio. (o que dá +- R$ 1.500,00/mês !)

Não era você que estava reclamando do peso das contas fixas – luz, água, aluguel/financiamento, condomínio, gás … –  e gostaria de encontrar uma forma de enxugar um pouco, ou quem sabe arrumar uma nova fonte de renda que não viesse a atrapalhar o seu trabalho atual ? Pronto, assuma a função de síndico do seu condomínio e ganhe isso. Ao menos parte disso …

Sim, sei que não são todos os condomínios que dão isenção da taxa de condomínio + remuneração, mas em 99% dos prédios que conheço ao menos a isenção da taxa é oferecida. Sei também que já são muitos os prédios que não têm mais a figura do síndico morador, eles simplesmente contratam uma empresa que se encarrega de tudo e pronto.

“É muito trabalho …”

Bom, esse é o argumento da maioria, da grande maioria, mas lembre-se que dinheiro não cai do céu. 😉

Na verdade é e não é muito trabalho. As coisas na maioria dos condomínios já são meio automatizadas, é só seguir o script do síndico anterior e pronto. Claro, tirando uma ou outra excepcionalidade – como alguma reforma maior ou algo do gênero – é somente cuidar da folha de pagamentos, do fluxo de caixa e da compra dos produtos de limpeza/manutenção do empreendimento.

Já viram como existem pessoas que brigam para se manter como síndico ? Alguns até fazem isso por quererem manter a sua forma de administrar o condomínio ad eternum, mas a grande maioria está mais interessada é na remuneração mesmo. Pode ter certeza.

Não custa nada lembrar que a função não será para sempre, a cada mandato a administração é renovada. (em alguns casos é anual em outros a cada 2 anos)

Se tudo estiver dando errado, e você não suportar mais a pressão, basta não concorrer a reeleição.

Responsabilidade

Claro que assumir a função de síndico é assumir uma nova responsabilidade. Tudo aquilo que você faz em casa – ou não … – como manter um Fluxo de Caixa positivo, manter as contas em dia, etc, deverão ser repetidas para o condomínio.

Como existem funcionários, respeitar as leis trabalhistas – e estar por dentro delas – será item obrigatório. Porém esse tipo de informação é facilmente adquirida junto a um escritório de contabilidade. (e que muito provavelmente já forneça o serviço ao seu condomínio)

Você já pensou nisso ?

Eu já ! 🙂

Pô, R$ 1.500,00 é grana pacas ! Posso comprar um novo lote de PETR4 a cada 2 meses ! hehehe

Além disso seria uma nova experiência, algo que viria a acrescentar na minha formação como administrador. (Já fez a relação entre o que um síndico precisa fazer e a função de um administrador de um leque de imóveis para aluguel ? 😉 Eu já …)

Pense: no mínimo no mínimo você poderia aliviar o peso das contas fixas …