Pergunte ao Pai Rico – 120
Pergunta:
Estou começando uma nova fase na minha vida, onde minhas receitas são maiores que minhas despesas. Com isso estou iniciando meus estudos em investimento e em mercado financeiro e seu blog tem sido uma valiosa ferramenta, minha meta é em abril ter uma taxa de poupança mensal de 10% e em dezembro chegar a 20%.
Minha dúvida é o seguinte:
Meu primeiro objetivo é criar o colchão de segurança. Decidi que inicialmente meu objetivo seja alcançar nesse colchão um valor equivalente a 3x meu salário líquido. correto?Segundo passo, seria investir a grana que conseguir poupar após criar o colchão.
Fiz o teste pra descobrir meu perfil e indicou que sou de perfil moderado. Sendo assim li que a regra de 100 vale pra mim, ou seja, poderia investir 71% em RV e 29% em RF (hoje tenho 29 anos).Minha principal dúvida consiste na renda fixa. Por quê? Porque trabalho numa empresa de economia mista que um dos benefícios é ter plano de previdência privada onde eu contribuo com 8% do meu salário bruto e ela entra com o mesmo valor. Penso que teoricamente já tenho 100% de rendimento por ter essa contribuição da empresa. Sendo assim, eu precisaria ainda investir em renda fixa, ou posso considerar a previdência privada como uma renda fixa e todo dinheiro que conseguir poupar direcionar para o mercado de renda variável ?
Nesse plano eu pago uma taxa de carregamento de 4% e não cobra taxa de administração.
A segunda dúvida é se vale a pena guardar durante o ano 4% do salário bruto e fazer no final do ano um aporte para atingir o limite máximo de 12% para abatimento no IR, já que faço a declaração completa.Desde já agradeço pela atenção recebida.
Guilherme
Resposta:
Boa tarde Guilherme,
Parabéns amigo ! E o mais importante é que já começou com o pé direito !! 😉
Para muitos, a sobra no final do mês é somente mais um motivo para aumentar seus gastos … uma pena que não enxerguem o que poderia ser feito com esse “extra” …
Sobre o colchão de segurança eu penso da seguinte forma: o colchão deve servir para cobrir os gastos de 6 meses de sua vida normal. Muita gente defende para recolher e garantir o que ganha e determinado período, eu acho que o mais real, e importante, é reservarmos o que gastamos. Uma coisa pode ser diferente da outra … pense bem sobre isso. E os 6 meses ao invés de 3 é para trazer mais tranquilidade mesmo. 🙂
Leia os seguintes artigos para te ajudar nesta questão:
Colchão de Segurança – Quem precisa de um ?
Formando o seu colchão de segurança
Essas empresas que “inteiram” o depósito em previdência privada (PP) são uma maravilha ! Mesmo que a opção de investir em PP não seja a melhor alternativa, é dinheiro que vem do “nada”. Como você bem falou, só com isso já ganhou 100% de rendimento no que depositar. 😉
A única pena é a taxa de carregamento … 4% é bastante coisa … Não tem a mínima oportunidade de mudar isso não ?
Sobre completar os 12% … hummmm … eu acho que “vale” … com muitas aspas … mas acho que vale. Você vai perder um pouco por causa da taxa de carregamento, poderá perder um pouco na rentabilidade (afinal não tenho nem ideia de como é … hehehe), mas em contrapartida terá direito ao reembolso do valor extra, desses 4%. Você já fez as contas, ao menos por cima ?
Agora … se o valor depositado na PP pode ser considerado como a parcela de renda fixa da sua carteira. Olha … eu até acho que pode, afinal o pesado do investimento da maioria das PP´s é em renda fixa mesmo … Mas tem uma coisa, não se esqueça do dinheiro que estará no seu colchão, ele também faz parte da sua carteira, e ele já está em renda fixa, então um percentual da sua carteira de investimentos já está em renda fixa de qualquer forma. 😉
Só não se esqueça que o dinheiro que está na PP não pode ser considerado como sendo seu colchão, ok ? PP é uma coisa, colchão é outra … 😀
Boa sorte !!