Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico – 126

Pergunta:

Ola, tudo bom? Bom primeiro eu gostaria de agradecer pelo ótimo trabalho que você vem fazendo, eu entro no site todos os dias e faço uma leitura de todos os posts.
Bom eu moro no Japão e tenho 25 anos, como todo descendente eu vim aqui para juntar dinheiro e voltar para o Brasil, dai surgiu a necessidade de estudar economia e fazer um boa disciplina para economizar dinheiro, já que aqui você pode comprar de tudo que eu não podia ai no Brasil, fora a qualidade de vida…

Pois bem eu segui umas dicas que vocês davam na parte de investimentos para iniciantes, e comecei a juntar dinheiro. Comecei em Janeiro desse ano e já estamos em Dezembro, dai aqui no Japão recebemos um documento emitido pela empresa chamado (Gensen = ele é um boleto que mostra a nossa receita anual e quanto foi descontado do imposto de renda, além disso informa também o imposto residencial que será descontado ano que vem em 4 ou 10x sem juros)

Sendo assim e tendo essas informações eu fiz um cálculo de quanto eu juntei com o quanto eu ganhei e descobri que juntei 32% do meu salario. Desses 32% foram divididos em 70% para investimentos, 10% para caso de emergência, 10% para impostos do ano que vem e 10% para saúde ( que embora o plano se saúde aqui seja ótimo cobre 70% de tudo o que eu for fazer com hospital) mesmo assim achei bom eu deixar algo de reserva já que eu vou ter que entrar com 30%.

Porém como eu nunca investi na minha vida esses 70% do dinheiro assim como os 30% estão parados na minha conta, aqui no Japão não existe taxa de manutenção então o dinheiro não vai sendo corroído aos poucos, não procurei deixar na poupança aqui porque os juros do Japao eh de 0,1% e esse 70% penso em mandar para o Brasil todo o ano durante 3 anos e deixar investindo, pensei em diversificar em 50% em Tesouro Direto e 50% em ações, mas o mercado de acoes está ruim então ainda não sei o que fazer.

Bom como já mostrei tenho uma grande dúvida que é onde investir? E uma outra que eu gostaria de perguntar é que eu juntei 32% do meu salario, mas pra dizer a verdade, não estou muito satisfeito pois deixei de fazer muitas coisas que eu queria ter feito para poder juntar esse dinheiro. Então eu queria saber qual seria uma faixa boa para se juntar e viver ao mesmo tempo? Para eu começar os planos em 2011.

Abraço

Resposta:

Bom dia Vitor,

Muito obrigado pela assiduidade ! 🙂
Tenho me impressionado com a quantidade de leitores que moram no exterior e estão tentando encontrar formas de melhorar o rendimento daquilo que conseguem ganhar no exterior.

O eterno dilema: consumir agora ou guardar para consumir mais a frente … acredito que essa é a principal barreira para que a Educação Financeira seja levada a sério no Brasil. Não são os baixos salários ou a falta de educação (melhorem as escolas senhores políticos, por favor …), mas sim o desejo de ter tudo o que “pinta na telinha da Globo” ou então a dúvida no amanhã. Sim, muitos justificam que não guardam nada, que fazem tudo e mais um pouco por não saber se estarão vivos no futuro.

A única pessoa que poderá responder a pergunta “guardo ou gasto” é você mesmo. Tentamos mostrar o porquê poupar, mas muitos insistem em não aceitar. Lembre-se os gastos na velhice são pesados … (está lembrado do texto onde falo sobre os gastos que estamos tendo para cuidar do meu avô ?)

Sobre a tua margem de economia, não existe uma ideal, tente guardar o máximo possível. 🙂
Durante muito tempo (até pouco tempo atrás) eu fazia o inverso que você, economizava 60% ou 70% do que ganhava. Isso já morando sozinho, tendo que arcar com todos os custos da vida de solteiro. 😉 (e não, eu não ganhava uma fortuna, hehehe)

É tudo questão de prioridades. Você tem que priorizar o que realmente importa, o hoje ou o restante da sua vida …

Sobre o que fazer com a grana, realmente, no Japão é cruel. 🙂
Não existe alternativa “sem riscos” que renda algo. Ter taxa de juros zero a tanto tempo dá nisso …

Sobre o envio para o Brasil, o custo de enviar a grana mensalmente não torna isso proibitivo ? Não é muito elevado não ? (todo o processo, depósito, envio, câmbio …)
Se for você estará perdendo o possível ganho de rentabilidade só com o processo, fique atento a isso.

Você citou destinar 50% ao TD e 50% em ações. Não podes então usar o 50% das ações para investir no mercado japonês mesmo ? Dessa forma ganharias a diferença existente nos custos de operação + envio da grana. (que sinceramente não sei de quanto é …)

O mais importante é que você está fazendo certo, está criando o colchão de segurança e separando grana para investimento. Parabéns ! 🙂

Boa sorte na sua decisão !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico