Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 307

Pergunta:

Zé, o que você quer dizer com “estratégia real em bolsa” ou “estratégia de verdade”?

Percebi com esse artigo que a sua idéia sobre longo prazo é um pouco diferente daquela que eu encontrei pesquisando e estudando sobre investimentos nesses oito meses que “estou” na bolsa. Acredito que a grande maioria que investe para longo prazo pensa sim em acumular ações para, na época da aposentadoria, ter uma renda. Naturalmente, essa renda será proporcional ao tempo, ao valor e, mais importante, como e onde o investimento foi feito. Melhor dizendo, se foi bem planejado. Agora, pensar nisso tudo como uma loteria que poderá ou não ter um bom resultado é, no mínimo, decepcionante. Nunca pensei que estaria enchendo um “porquinho gigante”. Todas as empresas que estão em minha carteira foram bem estudadas antes de serem compradas e me sinto seguro com elas. Pelo que eu entendi essas “estratégias” citadas em seu artigo proporcionarão “quantias ridiculamente altas” que compensarão uma eventual baixa no mercado na época da aposentadoria. Pelo visto, no investimento para longo prazo não temos, apesar do planejamento, certeza nenhuma se a estratégia dará resultado. Seria isso?


Resposta:

Bom dia Marcelo,

Infelizmente não temos certeza de absolutamente nada … não temos ideia do dia de amanhã, nem ao menos o que poderá acontecer nos próximos 5 minutos … Imagine sobre como as coisas estarão daqui 20 anos. 🙁

Tudo o que fazemos é para tentar maximizar o aproveitamento das oportunidades e a diminuição dos riscos que o trajeto irá nos proporcionar, mas certeza, certeza (do tipo 1+1=2 e “ponto final”) … não temos.

A vida é feita destas incertezas, e o que seremos lá na frente é o reflexo de como lidamos com estas incertezas.

Quero dizer então para jogar tudo para o alto e deixar o destino cuidar de tudo ? Claro que não ! Como falei ali em cima, fazemos o que fazemos justamente para tentar ter um pouco de controle sobre o que virá a acontecer, mas certeza total e absoluta ? Nunca.

Sobre “estratégia real na bolsa”, já falei muitas e muitas vezes aqui no site sobre o meu pensamento em relação ao Buy & Hold que é “vendido” lá fora. A maioria me olhou (e continua olhando) atravessado por causa das coisas que digo, mas vou fazer o quê ? É a minha opinião, é assim que opero, é assim que aconselho quem me pergunta o que fazer. Você já leu o artigo “O que eu acho da estratégia Buy & Hold” ? Se ainda não, aconselho que o faça. 😉

O acumular puro e simples é “errado”, não te dá controle algum sobre nada. Ok … você tem a parte do controle que é escolher o que vai encarteirar, e isso é fundamental. Mas isso não te alivia de outros riscos inerentes ao mercado. A partir do momento que você tem uma estratégia para a sua carteira, que determina uma forma de rentabilização dela, você consegue sim excluir uma boa parcela destes riscos. E acredite, fazer isso traz muitos outros benefícios. (um crescimento acima da média, por exemplo)

A certeza é artigo de luxo em qualquer parte de nossas vidas, exigir que tenhamos certeza que dará certo pode ter um custo alto, às vezes alto demais. (isso quando é possível que ela seja … possível)

Não encare o que leu como algo que venha a te decepcionar, mas sim como algo que venha a te incentivar, que faça com que você vá atrás de formas de melhorar o que vem fazendo, formas de proteger seu patrimônio, formas de aumentar os seus ganhos.

Ah ! E o “ridiculamente alto” é relativo … 😉

Para uns é mais, para outros um pouco menos, hehehe. 😀

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico