Pergunte ao Pai Rico ||| 312
Pergunta:
Bom dia, sou um novo usuário do clube e estou achando tudo ótimo e já estou divulgando também!!
Em 04/08/2009, um post da Janaina Lage, falava sobre uma carteira de dividendos, então, no atual cenário, empresas como VALE5, PETR4, CRUZ3 e AMBV4 são boas opções de longo prazo pensando em dividendos?
É uma boa opção fazer ordens mensais de compra no valor de 300 reais para cada? Isso pensando nos dividendos futuros!
Abraços!
Resposta:
Bom dia José Mauro,
Montar uma bela carteira de ações, voltada à distribuição de dividendos, é uma verdadeira obra de arte, um dos trabalhos mais difíceis que existem na bolsa. Quer um exemplo ? Até pouco tempo atrás o “mantra” era: compre empresas elétricas para a sua carteira e “esqueça”. Só esqueceram de avisar que o negócio poderia mudar … e por “leve” influência do governo federal o que antes era sonho, virou pesadelo …
São vários os fatores que devem ser levados em consideração na hora de se montar uma carteira de dividendos, como bem apontou a Janaina no texto apontado por você. Existem muitos pontos e muitas estratégias diferentes que podem ser usadas. Por isso disse que é uma obra de arte, pois é preciso bastante dedicação na hora dos estudos para que o trabalho final seja digno de uma exposição. 😉
Sobre as 4 empresas citadas por ti, 2 não entram no meu rol de “possibilidades” de investimento: CRUZ3 e AMBV4, por negociarem produtos de “gosto discutível”. Mas isso é uma filosofia de trabalho minha. (e olha … acompanho a CRUZ3 desde que entrei na bolsa, sempre com aquele gostinho de … “que pena que não pode”, hehehe)
Já a Petro, não é o que poderíamos chamar de uma “boa” pagadora, sabe ? O valor distribuído anualmente é bem baixo, em média 4% ao ano. (eu acho baixo, fazer o quê ? hehehe)
A Vale paga um pouco mais … mas nada muito maior do que uns 5%~6% ao ano …
Existem ótimas pagadoras, empresas com grande potencial de crescimento e ótima posição em relação às concorrentes. Cabe à pessoa que pretende montar sua carteira debruçar sobre os “livros” para encontrar as melhores. 🙂
Sobre a estratégia dos R$300,00 mensais, um aporte constante é mais do que necessário em bolsa, é ele que ajudará na obtenção de uma bela carteira lá na frente, aproveitando os momentos de euforia e de depressão no mercado. Só é preciso ver se os custos operacionais (corretagem e custódia em especial) não atrapalhariam um pouco a estratégia … Às vezes este custo é tão alto que vai comendo sua carteira aos poucos, sabe ?
Faça um levantamento junto à sua corretora (e outras se for necessário) para ver qual seria este valor, mensalmente falando. Compare-o à quantia que pretende investir todos os meses, e veja se não é algo muito pesado. (percentualmente falando)
Mas acima de tudo: vá em frente ! Estás – aparentemente – no caminho certo ! 😀
Abraços !