Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 314

Pergunta:

Cruzamento de médias, como funciona e é a melhor alternativa a ser usada pelo investidor num cenário de incertezas ?


Resposta:

Bom dia Michel,

Olha, é meio complicado dizer se uma técnica é melhor que outra quando o assunto é bolsa. O sucesso de uma estratégia não depende somente da funcionalidade – ou não – de uma técnica, mas sim da forma que você se comporta diante dela. O uso das médias móveis é um bom exemplo disso.

Ok, a melhor forma de descobrirmos qual é a tendência vigente é através do uso de uma (ou mais) média móvel, com isso podemos saber se devemos operar na compra ou na venda. O problema é se você inclui essa informação numa estratégia “maior” ou não. Um exemplo:

O uso da média de 200 períodos – em um gráfico diário, 200 dias; um de 60min, 200 horas, um de 30min, 100 horas; e assim por diante – é tradicional e considerado por muitos como uma das formas/ferramentas mais eficazes para se operar o longo prazo. Falei um pouco sobre o assunto neste post.

Sim, funciona muito bem, ajuda a identificar se é alta ou baixa … mas quando realmente entrar ? Na hora que a cotação fura a linha da média ? Na hora em que a barra que corta a média fechar acima/abaixo dela ? Quando a cotação romper uma “barreira invisível”, um filtro para falsos cortes, distanciada a x% da média ? Esse é o ponto fundamental no uso da média pura e simples, e dependendo da sua escolha poderá gerar inúmeras entradas e saídas erradas … (você entra muitas vezes, é stopado muitas outras, ou sai e o papel mantém a tendência)

Quando usamos o cruzamento de médias, como o exemplo da agulhada do Didi, a decisão é mais certeira, mas nada impede que ocorram diversas falsas sinalizações …

Resumindo: não existe um método 100% eficaz, o seu sucesso a longo prazo só estará garantido se a sua atitude durante o trade for a correta. A forma com que você se comporta no caso de uma entrada errada, o quanto você obtém durante o trade certo, se você “obedece” ou não uma sinalização, etc, etc, etc …

Por exemplo, num momento de incertezas eu prefiro usar uma estratégia que me aponte os momentos de reversão, por mais curtos que sejam. Afinal é nestas horas que vemos o gráfico fazer vários e vários ziguezagues, e pra quem opera reversão (está caindo, vira pra cima, compra; está subindo, vira pra baixo, vende) é um prato cheio.

A principal diferença é que o operador de reversão normalmente opera na “hora que a mudança ocorre”, já quem opera tendência, através de médias móveis ou outra estratégia, precisará de algumas barras até que a confirmação ocorra.

Mas como dito antes, o que importa é a sua atitude perante a estratégia. E o principal: se está dando certo para você, “ignore” o que os outros dizem. 😉

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico