Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 325

Pergunta:

Tenho uma dúvida sobre o cálculo da inflação para vários períodos. Por exemplo:

Supondo que os valores em Janeiro de 0,30%, Fevereiro de 0,20% e Março de 0,35%. Em Abril, como eu faria para calcular a inflação de meus rendimentos de Janeiro à Março? Eu devo considerar a inflação de cada mês apenas no mês em que ela ocorreu, ou devo considerar um percentual acumulado dos 3 meses?


Resposta:

Bom dia Diogo,

Existem as duas formas, você pode adotar o desconto mensal da mordida da inflação de seus rendimentos, ou então acumular o índice anual e retirar do rendimento do ano inteiro. Mas a forma mais comum é realmente o desconto anual do valor acumulado.

O maior problema, muitas vezes, não é o que gerou a sua dúvida, mas sim qual índice adotar … Com tantas variações, com tantos valores diferentes, fica difícil escolher o “melhor” para cada pessoa. Basta vermos os IPCA (índice oficial do governo) e o IGP-M (índice mais usado para a correção do aluguel, por exemplo). Em 2012 o IPCA foi de 5,84% e o IGP-M 7,81%. Uma diferença de quase 2 pp ou de 34% entre os dois índices mais usados.

Qual é o melhor ? Adotar o oficial, ou o que for mais alto ? Já vi gente que fazia a média entre os dois …

O problema é: se a escolha for a “errada”, mais do que errar nos números você estará errando com o seu bolso, pois será ele quem sentirá mais diretamente esta diferença entre os dois.

Eu costumo adotar o pior caso, vejo qual foi o pior (o valor mais alto) dos índices e o adoto. Se é para errar, que ao menos seja errando para o lado em que o bolso sentirá o menor impacto. 😉

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico