05/03/2013, um dia para entrar na história
É amiguinho … o dia de 5 de março de 2013 será um daqueles dias para entrarão para a história, daqueles dias que serão citados por muitos e muitos livros, daqueles dias que marcarão a memória de muitos.
Não, isso não tem relação alguma com a morte de Hugo Chávez, pois esse tipo de “pessoa” não faz falta alguma em um mundo já tão cheio de problemas ..
Me refiro a um fato realmente histórico, muito importante, aguardado por milhões e milhões de pessoas. Um dia que pode mudar a vida de muitos, pode “trazer de volta” a tranquilidade que muitos precisavam para continuar tocando suas vidas: 05/03/2013 foi o dia em que o Dow Jones conseguiu romper seu último topo, conseguiu deixar para trás seu topo histórico. 🙂
É … pensa que é fácil ? O topo anterior havia acontecido em outubro de 2007, mais precisamente no dia 11. A marca anterior era de 14.198 pontos … Foram quase 5,5 anos de espera, 65 meses aguardando a cotação do principal índice americano mundial voltar ao nível “máximo”. E que espera longa …
Mas … não vá achando que isso aconteceu de forma natural não, foram necessários alguns trilhões de dólares – que vieram diretamente da impressora de nosso amigo Bernanke – e uma dose (exagerada) de confiança no cenário “cor de rosa” que pintaram para que a população acreditasse na melhora da situação.
Mais de 5 anos … isso é muito tempo, mas para quem planeja investir em bolsa nem tanto. Entendeu porque digo que você deve ter como alvo um horizonte mais amplo, de 10 … 15 … 20 anos ? É justamente para que acontecimentos como esse sejam absorvidos e que as perdas possam ser “zeradas”.
Opa … “zeradas”, por quê ? Esqueceu da inflação e do custo de oportunidade do período ? Ok … Ok … Ok … a taxa de juros deles ficou próxima de 0% nestes 5 anos, e a inflação é infinitamente inferior à nossa, mas isso precisa ser levado em consideração. 🙂
Ah, quem “zerou” a perda foi o índice … se você investe em ações, e não no índice, pode ser que ainda não tenha conseguido recuperar tudo o que perdeu …
Mas … Mas … Mas … e o SP500 ? Tão importante quanto o DJ (para muitos considerado até mesmo mais importante, por ser mais amplo) … Como estará ele ?
Preparado ? Ele ainda não atingiu o topo de outubro de 2007 … 1.576 pontos contra os atuais 1.540. Faltam +- 2% para ele chegar lá …
Mas … está preparado de verdade ? O topo que o SP marcou em 2007 foi ligeiramente superior a um outro topo, mais antigo … e que provavelmente atingiu muita gente – que não saiu em 2007 – … O de março de 2000. 😯
Sim … estou querendo dizer que tem gente que está aguardando desde 2000 – 13 anos ! – para atingir o zero à zero. O topo de 2000 fica nos 1.553 pontos, 1% de distância do de 2007. (entendeu porque falei que teve gente que não saiu lucrando ?)
Me diga … você estaria preparado para aguentar 13 anos “perdendo” dinheiro ? Você teria condições psicológicas de passar por tanto tempo com o dinheiro preso aguardando o mercado se recuperar ?
Responda, com sinceridade, a essa pergunta aqui nos comentários.
Amanhã o papo continua deste ponto, tentando apresentar sugestões para lidar com esse problema. 🙂