8 dicas do fundador da Blackstone para uma entrevista de emprego bem-sucedida !
Neste momento estou lendo o excelente “Como chegar lá“, de Stephen A. Schwarzman (Intrínseca, 2021), e adorando cada uma das páginas que têm sido folheadas.
(sim, estou dizendo que a leitura é mais do que válida, antes mesmo de concluí-la)
Logo no começo, vi algo que precisava ser compartilhado com vocês:
As 8 dicas do fundador da Blackstone para uma entrevista de emprego bem-sucedida !
1 – Seja pontual. A pontualidade é o primeiro indicador do quanto você estudou e se preparou para a entrevista.
2 – Seja autêntico. As entrevistas são uma avaliação mútua, uma espécie de encontro às cegas: estão todos procurando o par ideal. Aja com naturalidade, e é bem provável que gostem de você por quem você é. Se, ao final da entrevista, houver uma oferta de emprego, ótimo. Se isso não acontecer, é bem provável que a organização não seja adequada para você. Leve isso em consideração e siga em frente.
3 – Esteja preparado. Estude a empresa. Os entrevistadores sempre gostam de discutir o que está acontecendo em seu ambiente. Além disso, essa é uma boa forma de observar quão entusiasmado um funcionário é em relação à empresa em que trabalha. Explique porque a empresa o atrai. O entrevistador deseja entender suas motivações e avaliar se são compatíveis com a cultura da organização.
4 – Seja sincero. Não tenha medo de dizer o que pensa. Faça menos esforço para impressionar o entrevistador e mais para ouvir e ser honesto durante a conversa.
5 – Seja confiante. Aja de igual para igual, e não como alguém implorando por alguma coisa. Na maior parte das vezes, os empregadores procuram alguém capaz de dominar a mesa, contanto que não seja arrogante.
6 – Seja curioso. As melhores entrevistas são interativas. Faça perguntas, peça conselhos, pergunte aos entrevistadores do que eles mais gostam na organização em que trabalham. Encontre uma maneira de cativá-los e faça a conversa fluir nos dois sentidos. Entrevistadores também gostam de conversar e compartilhar o que sabem.
7 – Evite discutir questões políticas, a menos que lhe perguntem. Nesse caso, seja direto. Diga no que você acredita e o porquê, mas não entre em discussões.
8 – Se conhecer pessoas na organização, mencione aquelas que você respeita. Seu entrevistador irá julgá-lo pelas pessoas com quem você tem afinidade.
Nota do Site: | Como chegar lá Stephen A. Schwarzman Editora: Intrínseca |