Clube do Pai Rico

A bondade da operadora de cartão de crédito

Na última segunda feira recebi uma ligação do meu banco, mais especificamente do departamento responsável pelos cartões de crédito. Quando recebo esse tipo de ligação já fico pensando: “O que será que vão me oferecer … ?” hehehe. E claro eu não estava enganado, o contato era motivado por algo muito especial, a fatura que está por vencer, a fatura onde os gastos da minha viagem de férias serão pagos.

– “Sr Carlos, tudo bem ? O motivo do meu contato é referente a sua fatura que vence no próximo dia 7, no valor de R$ xxx. O banco está lhe oferecendo a possibilidade de parcelar em 3x de yyy, 5 de zzz e blá blá blá …”

Parei de ouvir na hora em que ela falou o “3x de yyy” pois comecei a fazer as contas de quanto cobram, o restante ficou um “nublado” que não consegui entender. Fiz os cálculos rapidamente, ofereciam a “incrível” oportunidade de parcelar em 3x com 15% de juros ! Sim, comparando com a taxa tradicional era uma grande oportunidade mas de qualquer forma uma fortuna.

Assim que ela terminou de falar as opções oferecidas falei que não tinha interesse, que iria pagar a fatura completa no dia do vencimento. Em menos de 1 segundo ela agradece e se despede. 😯

Não adianta insistir

Com a experiência adquirida por eles, já sabem que quando a pessoa fala qualquer coisa diferente do “sim”, é porque não deseja ajudar na rentabilidade do banco. E foi o que aconteceu comigo. Por que, se a pessoa estivesse pensando em deixar de pagar a fatura completa, ela se agarraria com unhas e dentes em alguma das propostas feita por eles.

Mas não estou fazendo este post somente para reclamar da ligação, na verdade, achei bem interessante … eles têm um sistema que vai conferindo o valor das faturas e quando surge uma fora do padrão eles ligam. Torço para que o sistema seja realmente só conferindo o valor da fatura e não conferindo com o que o cliente tem livre na conta … mas tudo bem. Afinal, se fosse isso, poderia ser caracterizado como quebra de sigilo bancário …

Achei interessante porque, querendo ou não, uma vantagem foi oferecida ao cliente. O que eles ofereceram no parcelamento em 3x foi quase o que cobram mensalmente de atraso.

Mas por outro lado …

Mostra a verdadeira fábrica de dinheiro que os cartões de crédito representam para os bancos. Já imaginou a quantidade de clientes que teriam aceito a proposta ? Se a quantidade deles é tão grande, imagina o quanto faturam normalmente só com os atrasos (ou pagamento do mínimo) da fatura do cartão ?

A taxa cobrada pelo atraso no pagamento (ou pagamento do mínimo, que pra mim é a mesma coisa …) é uma das maiores – se não for a maior – taxas cobradas por um serviço de empréstimo/financiamento. Se a pessoa bobear a dívida se torna tão grande que poderá ser impossível de pagar sem uma negociação.

Se por acaso você está tendo esse problema, lembre-se que “sempre é possível” trocar a dívida do cartão por uma mais leve. Você poderá recorrer ao cheque especial, ao empréstimo pessoal ou até mesmo a uma financeira externa. A taxa cobrada nestas três categorias é menor do que a cobrada pelo cartão. Então se a dívida é inevitável, tente usar este artifício. ( claro, o certo é não ter que pensar em nenhuma destas alternativas … mas se já foi apanhado … )

E você, já precisou usar de alguma destas opções para sanar uma dívida no cartão de crédito ?