A incerteza da certeza
Nos últimos dias um conceito interessante vem nos rondando: o de quão incerto é o certo. Resumindo, 100% de certeza não existe em nada, em lugar algum.
Você deve estar acompanhando a novela que se tornou a votação da elevação do teto da dívida americana, que caso não seja aprovada promete trazer ainda mais incertezas ao já incerto cenário apresentado pela economia americana. Se não aumentarem o teto as contas deixarão de ser pagas, seja o salário do soldado que luta no Iraque, do guia de um museu nacional, a aposentadoria de alguém que transformou o país no que é hoje ou “pior”, deixará de honrar os pagamentos dos títulos da dívida americana, transformando os EUA em um dos mais novos caloteiros do mundo.
Reparou que para muitos esse é o pior dos cenários ? O não pagamento dos juros … como se alguém não receber o seu pagamento fosse algo contornável, mas tudo bem.
Qual o principal problema de um calote dos EUA ?
Caso você não saiba os Estados Unidos são considerados o porto seguro mundial, o único lugar onde você coloca seu dinheiro e tem certeza absoluta de que poderá resgatá-lo. (mesmo que para isso coloque seu dinheiro em uma aplicação que rende pouco, muito pouco)
É a certeza da garantia, os títulos da dívida americana são considerados como investimento de risco zero, e a partir disso são calculados o do restante do mundo. Sim, eles são a “base” de tudo.
Só que eles vivem um problema, o governo é de um partido e a maioria do congresso de outro. É como se fosse uma briga entre dois garotos sendo que um deles é duas vezes maior que o outro. O detalhe é que o outro é o dono da bola, é ele que dá a palavra final …
O que era certo já não é mais tão certo assim …
A aprovação do projeto que aumentaria o teto da dívida – que tem como data limite o próximo dia 2 de agosto – era dada como certa, não haviam dúvidas a respeito disso. Mas … como podemos perceber o negócio não é bem assim …
Numa queda de braços fenomenal os dois partidos – republicano e democrata – vão levando a dúvida até o último momento. Já estamos aos 45′ do segundo tempo e a coisa ainda não parece ter solução. Os republicanos colocarão em votação seu plano ainda hoje, mas o presidente Obama já anunciou que o vetará caso aprovado. Sim, nem disso eles têm certeza … Existe uma parte do partido que é ainda mais radical e não gostaram muito do que foi proposto. Portanto, pode não ser aprovado.
É certo ? Tem 100% de certeza ?
Agora o que pode fundir sua cabeça: já é dado como certo que após a aprovação o mercado poderá respirar aliviado. As cotações subirão, a incerteza deixará de existir e tudo será uma maravilha.
Tem certeza disso ?
Venho quebrando a cabeça pensando sobre isso nos últimos dias e juro, sendo 100% sincero, que não tenho mais tanta certeza disso …
Você chegou a imaginar um cenário onde mesmo com a aprovação, com o teto elevado, o mercado continue caindo … caindo … caindo … ?