A natureza emocional da marca
Resumindo o livro em um pensamento: somos amplamente manipulados pela turma do marketing, publicidade e propaganda … 🙄
Sim …
Uma coisa que todos sabemos, sempre soubemos. Mas que na hora que abrem a “caixa de ferramentas”, a coisa fica ainda mais clara.
Impressionante como as empresas constroem suas “imagens” para ativar determinadas emoções nos consumidores.
Tudo é moldado e criado de forma deliberada, justamente para que as enxerguemos da maneira que desejam que aconteça.
No livro somos apresentados a inúmeros arquétipos. Trazendo do próprio livro:
Para se entender o funcionamento dos arquétipos, é preciso deixar a razão de lado e entrar em contato com as emoções que os envolvem. É necessário abstrair e vivenciar situações e sentimentos que despertem na maioria das pessoas o espírito dos arquétipos, é um esforço que vale a pena, o mundo das imagens é muito forte e poderoso, afinal existe aquele ditado: “uma boa imagem vale mais do que mil palavras”.
Cada negócio está ligado a um arquétipo. E se “adequar” a isso pode ser a diferença entre uma empresa bem, ou mal sucedida …
E o livro está repleto de casos e exemplos onde isso é apresentado e confirmado. Coisa do tipo: duas empresas do mesmo ramo, com uma adotando a imagem “certa”, e outra a “errada”. Adivinha qual tem a maior fatia de mercado ? 😉
Outro exemplo: uma empresa de um determinado ramo, líder de mercado, que adota a imagem certa. Do nada, mudam essa imagem, fugindo do arquétipo adequado. Adivinha só o que acontece … 😯
É … Somos ratinhos de laboratório. E o quanto somos afetados e influenciados pelas campanhas, me impressiona a cada nova leitura e estudo que faço sobre a área.
Se o tema te interessa, se você tem estudado sobre o assunto, leitura mais do que sugerida ! 🙂
ps: a turma da cerveja e dos cigarros deve ter penado um bocado com a mudança da legislação da publicidade …
Nota do Site: | A natureza emocional da marca José Souza Martins Editora: Elsevier |