A nossa “breque fraidei” !
E hoje é o dia mais aguardado dos últimos tempos dos consumistas de plantão, a famosa e generosa Black Friday ! São muitas e muitas promoções, que não deixam que ninguém resista ao seu charme, para todos os gostos e bolsos. Mas sabe como é … aqui é Brasil !!!
Mas … o que é a Black Friday ? Ela nada mais é do que a 4a sexta-feira do mês de novembro, o dia seguinte ao dia de ação de graças (um dos feriados mais tradicionais dos Estados Unidos), e é marcada por todo tipo – possível e imaginável – de promoção. Das mais incríveis, às mais “mequetrefes” … As filas que se formam em frente às lojas é digno de comparação às que se formam em frente às Apple Stores em dia de lançamento de algum produto. 🙂
É coisa de doido, de verdade ! 30% ? 40% ? 50% ? 60% ? 70% ? 80% Não … muitas vezes os descontos chegam aos 90% !!! 😯
Lá … nos EUA.
Como bom consumidor da cultura norte americana que somos, o setor varejista nacional resolveu adotar mais este item do já “cheio” cardápio americano. Com um pouco de atraso, é claro … (os primeiros sinais “verdadeiros” surgiram em 2010, enquanto nos EUA o negócio já é famoso desde a década de 70 !)
Atrasado e de faz de conta …
É … fazendo uso do nosso famoso jeitinho brasileiro, a nossa Black Friday é daquele tipo de coisa para Inglês ver, sabe ? Existir até existe, mais no papel do que qualquer outra coisa, mas “existe”. Os descontos oferecidos por aqui não chegam aos pés do que os existentes lá. Sabe aquela tradicional estratégia de aumentar o preço para anunciar uma promoção ? Pois então, isso é feito naturalmente por aqui.
Muitos são os relatos que comprovam isso. Já existem pessoas que se dedicam a acompanhar os preços das lojas nos dias que antecedem o dia de hoje, só para ver se as lojas estão realmente oferecendo uma promoção, ou apenas tentando enganar o consumidor …
Outro problema tradicional é o fato de a propaganda ser maior do que o desconto. Quem nunca viu uma MEGA campanha publicitária, sobre o Black Friday nacional, e quando foi ver o desconto oferecido eles sequer passavam de 5% ? Pode ter certeza que gastaram mais com a mídia usada na divulgação do que “gastaram” com o desconto ofertado.
Então, qual é a intenção do post de hoje ?
Chamar a sua atenção, pura e simplesmente. Tome cuidado para não cair na velha história da promoção imperdível, para acabar consumindo o que não precisa, comprando apenas por “estar muito barato”. Outro ponto para ficar ligado é se o produto está realmente em promoção, já existem ferramentas de comparação de preço que oferecem a possibilidade de comparação com o preço adotado há alguns dias. (desta forma você saberá se o preço foi elevado para ofertar um “belo” desconto)
Mais um ponto para prestar atenção: o preço mais do que imperdível de determinada loja é realmente imperdível, ou existe um preço ainda melhor na concorrente ? Você reparou no volume de publicidade que surgiu esta semana por conta da Black Friday ? Pois então … você pode estar indo na loja que mais gastou com divulgação, e não na que está ofertando o melhor preço …
Fique de olho ! 😀
Ps: caso surja alguma oportunidade, realmente imperdível, de livros em promoção no dia de hoje, pode ficar tranquilo que irei lhe avisar ! 😉