A PUT sempre vai se valorizar com a queda da ação mãe ?
Pergunta:
Oi Zé como tem passado? Seguinte, estou refazendo (olhando novamente) o Double PUT Double CALL para, agora que tenho mais experiência no mercado, segurança e condições ($), retomar a estratégia. Me surgiu duas dúvidas:
1- se eu vender uma PUT, teria obrigação de comprar a ação pelo strike. Se a ação não chegar perto ou subir, eu não teria que obrigatoriamente comprar a ação pelo strike? OU isso dependerá da parte que está compradora: ela precisa exercer o direito obrigatoriamente para eu ser obrigado a comprar a ação?
2- eu vendendo uma put agora e o preço da ação cair abaixo do strike, o valor da put irá se valorizar ou desvalorizar, em geral?obrigado!
Resposta:
Opa ! Tudo certo Eduardo ? 🙂
#1 Quem lança uma PUT, tem a obrigação de comprar a ação
Masss, apenas se houver condições para tal. 😉
Como você disse, se no dia do vencimento daquela PUT, a ação mãe estiver num preço acima do teu strike, não ocorrerá o exercício daquela Opção. Pela regra da B3, é preciso que a ação a Opção esteja ao menos 1¢ ITM para que ocorra o exercício. (no caso da PUT, 1¢ abaixo do teu strike)
Sim, o titular (comprador) poderá solicitar o exercício manual – fora do padrão automático da B3 – mesmo se a Opção estiver ATM ou levemente OTM. Mas, como disse, para que ocorra ATM ou levemente OTM, apenas com o pedido do titular da Opção.
Quando estiver ao menos 1¢ ITM ocorrerá tudo de forma automática. Sem a necessidade do titular se “pronunciar”. E, com isso, você (lançador) será obrigado a comprar a ação no strike por ti escolhido. 🙂
#2 Dependerá da velocidade e intensidade do movimento
Sim, a resposta é depende. 😉
Sim, eu sei que a resposta “padrão” é: uma PUT sobe com a queda da ação, e cai com a alta dela. 🙂
Por exemplo, se a ação cair de forma lenta e “controlada”, e dependendo de quanta gordura (VE) a sua Opção tiver, pode ser que ela ainda se desvalorize com a ação em queda.
Mas, de forma GERAL, a PUT apresenta valorização conforme a ação mãe apresenta queda.
Espero ter te ajudado. 😉
Leituras sugeridas:
– Como funciona o exercício de opções ?
– Direitos e Obrigações de quem Compra ou Vende uma Opção
– O que é uma CALL ? O que é uma PUT ?
– Quem exerce uma opção, exerce por qual motivo ?
– Opções | ITM – ATM – OTM
– Zé, por que você só atua na venda de Opções ?
Aproveito para fazer um convite. Se assim como o Eduardo, você também quiser aprofundar teus estudos sobre o tema, não deixe de conhecer o Double PUT Double CALL. Um curso sobre Opções, onde compartilho a estratégia que uso em meus investimentos. Nele dou ênfase à base da teoria sobre Opções.
Somente esta base, sólida, é capaz de permitir obtermos os ganhos disponíveis neste mercado que nos permite tantas oportunidades. 😀
Abraços !