Clube do Pai Rico

Afinal de contas, quanto vai render o meu investimento ?

Ontem, conversando com uma amiga da minha esposa, uma pergunta muito interessante me foi feita:

Eu tinha investido em algumas LCA ao longo do ano, e elas me ofereciam 74%, 77%, 80% do CDI, ontem vi que o Banco me oferecia a mesma LCA em melhores condições. Eles agora entregavam um retorno de 83% do CDI. Resgatei as antigas e coloquei tudo na nova. Fiz um bom negócio ?

Parabéns Ana ! Uma ÓTIMA troca ! 😀

Quando encontramos ofertas de investimento com melhores condições que as adotadas naquele momento, a melhor decisão é trocar as antigas pelas novas. Claro … sempre devemos verificar se não existe nenhuma letra miúda, se não teremos nenhum custo extra, nenhuma perda por conta do resgate (se for antecipado, por exemplo), etc etc etc. Mas a ideia é justamente essa: colocamos o dinheiro em um investimento X, e se no futuro surgir um que apresente características mais interessantes fazemos a migração. 😉

Pode ser por conta do valor inicialmente aplicado, ou por causa das ofertas disponíveis no momento da aplicação. Não importa. Surgiu alternativa mais interessante, a migração é um ótimo negócio. Ainda mais no caso dela, onde era a MESMA aplicação sendo oferecida. Mas agora com um retorno mais interessante.

Pausa: lembra que CDB, LCI, LCA e Tesouro Direto, apresentam uma característica específica em relação à forma com que efetuamos os aportes (dinheiro novo naquele investimento) ? Se não, leia o artigo: “Como funcionam os aportes em CDB e fundos de Renda Fixa ?

Por isso que ela tinha a mesma LCA com ofertas de rendimento diferentes. A cada novo aporte, o banco oferecia taxas diferentes.

“Tá Carlos, mas quanto isso vai me render ?”

Uma LCA, com rendimento de 83% do CDI é uma ótima oferta. Quase o equivalente a um CDB de 100% do CDI para um prazo inferior a dois anos. 🙂

– “Mas … quanto isso vai me render mensalmente ?

A pergunta pergunta pode parecer trivial para você, mas para muitos é um verdadeiro nó na cabeça …

Quanto renderá um investimento que oferece 83% do CDI ? 83% ao ano ? Isso tudo ? 0,83% ao mês ? Mas aqui apresenta rendimento de 0,67% no mês passado

Sim, é algo que não é tão intuitivo para a maioria das pessoas. Siglas e percentuais se misturam e aqui está o nó que citei. 😉

Antes de mais nada: o que é o CDI ?

Eu poderia dizer que o CDI é um Certificado de Depósito Interbancário, que é um título, emitido pelas instituições financeiras para lastrear as transições entre estas instituições … Mas acredito que isso não ajudaria muito na sua compreensão. Correto ?

Prefiro resumir a “CDI é algo que apresenta praticamente o mesmo valor que a SELIC, a taxa de juros do Banco Central“. Se é 100% correta ? Não … mas é uma boa aproximação e que facilita MUITO na compreensão. 🙂

Então, quando dizemos que um investimento vai lhe entregar um rendimento de 83% do CDI, assumimos que ele estará lhe entregando, hoje, um rendimento equivalente a 83% da SELIC, um rendimento de 83% de 8,25% ao ano. O que dá 6,85% ao ano. Mensalmente, algo próximo a 0,57%.

Existem, basicamente, dois tipos de rendimento sendo ofertados no mercado (para estes exemplos de renda fixa que citei): os que apresentam o rendimento literal e os em relação ao CDI.

Sim, existem os que apresentam o rendimento da aplicação. Algo do tipo: “Olha, esse CDB te rende 8,25% ao ano” ou “Olha, esse CDB te rende 100% do CDI“. Hoje é a mesma coisa … Não ?

Sim, HOJE é a mesma coisa … Mas e na hora que a SELIC for alterada ? Digamos que a tendência de queda tenha continuidade e ela vá para os esperados 7% ao ano. Se você contratou um CDB que te entrega 100% do CDI, que hoje rende 8,25% ao ano, na hora que a SELIC estiver nos 7%, esse será o rendimento da sua aplicação.

Se você contratou um CDB que te entrega 8,25% ao ano, hoje igual a 100% do CDI, na hora que a SELIC estiver nos 7% ao ano, ele continuará te entregando os 8,25% contratados. O mesmo ocorre se a SELIC resolver subir e ir para os 9% … O seu CDB continuará entregando 8,25%.

Portanto, para resumir, existem dois tipos de ofertas de rendimento para investimento em Renda Fixa: os absolutos e os relativos. Absolutos dizem exatamente quanto irá render a sua aplicação. Um percentual fixo, imutável até o vencimento. Já o relativo, por ser atrelado ao CDI, entregará um rendimento proporcional ao CDI (SELIC) daquele momento.

Acredito que você já enxergue a validade de um investimento que apresenta retorno absoluto. Não é mesmo ? Fica mais fácil para fazermos simulações de rendimento futuro com ele. 😉

Já nos que têm rendimento relativo … é relativo. 😀

Preste atenção ao que lhe é ofertado ! Se é um determinado percentual do CDI, algumas contas básicas (e informações) serão necessárias para sabermos o rendimento daquele investimento. Se é expresso na forma de um valor direto (percentual), este será o valor entregue até o seu vencimento.