Aluguel de ações
O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉
Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.
Vamos lá !
Comentário: É agora ou nunca ! Rompemos os 40.600 e fechamos, relativamente, bem acima da marca.
Estamos com a faca e o queijo na mão, e as chances de irmos aos 43.000 são reais. Claro … teremos que superar os 41.400 (que foi o topo na última tentativa de rompimento), mas com condições gráficas superiores às apresentadas naquela ocasião.
A torcida é grande. A queda vista em janeiro assustou muita gente e um reposição das perdas ajudaria a melhorar os ânimos dos envolvidos no mercado.
Claro que não é uma alta generalizada … A nossa querida e amada Petrobras, por exemplo, insiste em patinar nas proximidades do fundo. Fechou ontem nos R$4,44 …
Para ajudar … uma manobra do PT adiou a votação, que seria hoje, para tirar a obrigatoriedade da participação da Petrobras com ao menos 30% das “ações do consórcio” nos poços do pré-sal. Com a falta de dinheiro que a empresa enfrenta, esta seria uma boa notícia no curto prazo.
Teria sido a queda de ontem causada pela queda na cotação internacional do petróleo, mais de 4% de queda. Ou já foi influenciada por este adiamento ?
Na reunião de ontem os principais produtores de petróleo (Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Qatar) aceitaram congelar a produção nos patamares de janeiro. O problema é que Irã e Iraque não se comprometeram. Ainda …
Hoje haverá uma reunião com estes dois países para ver qual será a participação deles no plano.
Dedos cruzados ! Petróleo no atual nível é um convite para uma crise sem precedentes … (sério !)
Fiquemos de olho ! 🙂