Aluguel de ações
O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉
Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.
Vamos lá !
Comentário: E tivemos o primeiro cisne negro dos últimos tempos. O evento (lulla na PF) foi explosivo para os mercados, e tenho certeza que praticamente ninguém contava com esta possibilidade neste momento. (por mais que eu perguntasse todos os dias, em minha mensagem de bom dia no twitter)
Foi explosivo e pegou muita gente de surpresa. Uns de um jeito bom. Outros nem tanto …
Tive MUITA sorte por não estar vendido em nada. Normalmente, nas condições que estávamos, com os eventos de segunda e terça (que já puxaram as cotações para níveis esticados, de sobre compra), eu já teria aberto alguma venda de CALL. Foi muita sorte eu não ter feito nada. 🙂
Ok … Na verdade, foi a expectativa de que algo parecido pudesse acontecer que me manteve fora das vendas nos meses de janeiro e fevereiro. Fiquei só olhando … Com cara de paisagem, enquanto o mercado caía em janeiro e iniciava uma recuperação em fevereiro. Mas confesso que não imaginava ver uma alta tão explosiva em um período tão curto de tempo.
Petrobras subindo 50% em apenas 1 semana ? Não … Quem sabe uns 25% pudesse passar pela minha cabeça. Mas 50% ?! 😯
Como dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras:
Batemos nos 50.000 pontos. Mas foi literalmente isso … batemos. Batemos, vindos de uma abertura explosiva. Mas depois disso, praticamente só vimos correção. Ganhar na compra, por ter iniciado uma operação na própria sexta-feira ? Acho que foram pouquíssimas pessoas que conseguiram. Quem ganhou, deve ter sido com a correção, na venda. 😉
Ou então aqueles que já estavam posicionados há um pouco mais de tempo … 🙂
Pra onde vamos ? Impossível de se dizer agora. Por mais esticado que esteja, não temos nenhuma figura de reversão na tela até o momento. Na Petro até poderíamos forçar um pouco a barra, dizendo que a perda dos R$6,90 traria alguma chance de vermos o papel chegar nos R$6,25. Mas ainda é cedo para afirmar isso. (mas é o possível movimento que está se desenhando)
Para cima ? O céu é o limite ! Mas, para que isso aconteça, agora, acho que precisaríamos de mais combustível no foguete. Alguma notícia nova que pudesse motivar isso. E, aparentemente, não temos nenhuma nesta manhã de segunda-feira.
Fiquemos de olho ! 😉