Aluguel de ações
O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉
Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.
Vamos lá !
Comentário: É … a figura de livro, de curso, não se confirmou … Não houve o rompimento dos 49.600 que acionaria a venda para aquele sinal. 🙁
Ou seria 🙂 ? 😉
Bom … o que importa mesmo é que ontem aconteceu um fato totalmente inusitado, algo muito raro e que nunca vi acontecer na mesma proporção. O que foi o volume de opções exercidas antecipadamente na PETR4 ? 😯
Foi coisa de doido ! Saíram exercendo às toneladas, e dá-lhe vendido correndo para zerar o problema. (aproximadamente 2,5 milhões de opções foram exercidas de quem estava vendido coberto por ações, outras quase 10 milhões de opções foram exercidas de quem estava travado ou descoberto … ok ok ok … alguns zeraram no próprio pregão, mas os números foram próximos do que falei. E isso somente na D14 !!!)
Então imaginem, 10.000.000 de PETR4 precisando ser compradas no mercado “a qualquer custo” para entregar à pessoa que exerceu. Volume nada “natural” e que faz uma baita pressão no mercado. Seria esse o motivo da puxada gigante de ontem ? Somente essa corrida ? Somente este corner ?
É … pode ter certeza que a série D de 2014 ficará na memória de muita gente do mercado … Vimos o papel arrancar de R$12,57 até os R$16,60 – até o momento … – em apenas 12 pregões. Sim … quase 30% de alta em apenas 12 pregões !
Neste ritmo, nesta velocidade, neste volume … eu não lembro de ter visto não …
Um “pequeno” … detalhe: ainda faltam 2 semanas para o fim da série D ! Imaginem o que ainda pode acontecer … 😯
Vejamos o pregão de hoje para ver se ainda teremos o mesmo tipo de pressão, afinal ainda sobraram algumas opções não exercidas pelo caminho deste comboio …
(tá parecendo dor de cotovelo de vendido ? não … é apenas um cara que ficou impressionado com a força do mercado no pregão de ontem … ;))