As cartas de Warren Buffett
Acredito que o “tema” Warren Buffett seja um dos que mais dão títulos à literatura sobre investimentos. Eu mesmo já li (num levantamento rápido aqui no site) 7 livros sobre “ele”.
Sua grande maioria de caráter biográfico. O primeiro de todos (de todos todos todos mesmo), foi “Buffett: a Formação de um Capitalista Americano“. Mais tarde veio o excelente “A Bola de Neve“. Outros falam um pouco mais sobre o seu lado investidor, sobre o que faz, o que procura, o que pensa.
Mas também houveram alguns onde ele apenas aparecia no título … 🙄
Bom, As cartas de Warren Buffett poderia criar uma nova categoria, pois é um livro escrito “100%” por ele. 🙂
São suas cartas, destinadas aos acionistas da Berkshire Hathaway, publicadas em um livro. Mas não, não são as cartas na íntegra. É mais interessante que isso. 😉
São trechos das cartas, separados e agrupados por tema ! Sim, garimparam suas cartas e nos trouxeram apenas as joias que lá se encontram. E ao separar por assunto, torna a leitura (e assimilação daquilo que é lido) mais fácil e agradável.
“Zé, mas se a pessoa pegasse todas as cartas, diretamente na web, poderia lê-las na íntegra e teria acesso ao conteúdo do mesmo jeito … Não ?”
Sim, teria. Mas esse trabalho de separar o material, ajuda a tirar muita coisa que costuma se repetir com frequência nos textos. Além de tirar também muito do lado informativo que diz respeito ao exato momento daquela carta. E claro … ok, pode nos privar de um outro ponto que poderia vir a ser importante para uma ou outra pessoa.
Mas no todo, existir essa “triagem” mais ajuda do que atrapalha. E essa proporção é muito mais favorável ao lado da ajuda. 😉
Mais do que dizer como ele pensa, é ver como ele pensa
O livro são os trechos das cartas e ponto final. Não é ninguém dizendo o que ele pensa, o que ele faz, como ele age. É ele mesmo dizendo tudo isso. Não tem ninguém comentando o que ele falou. Não tem ninguém interpretando (ou melhor, tentando …) ele. 🙂
Acredito que para todos os que realmente gostam do bom velhinho, e querem conhecer um pouco mais sobre sua forma de pensar e investir, seja uma leitura mais do que recomendada.
Não … Não será uma leitura que fluirá facilmente. Não é uma historinha … Não tem nenhuma narrativa.
É informação 100% do tempo. E isso exige uma leitura mais calma e atenta. 😉
Leia e depois me conte o que você achou. 😀
Nota do Site: | As cartas de Warren Buffett Warren Buffett | Lawrence A. Cunningham Editora: Sextante |