Clube do Pai Rico

Atestado de óbito: Distorção JCP …

É com pesar que informamos a morte de uma de nossas companheiras de jornada mais antiga … Alguém especial, que despertava a surpresa de muitos, algo inexplicado para outros, e algo que foi revelado (praticamente em primeira mão) aqui no Clube: Adeus distorção JCP !

Na linha “trazer para vocês aquilo que era conhecido somente pelo submundo do mercado”, o Clube publicou um post onde explicava o que eram os saltos vistos no aluguel de ações, em determinadas ações, com a proximidade da distribuição de juros sobre capital próprio. Demos o nome de “distorção JCP”, pois era literalmente isso: uma distorção na posição em relação à normalidade justamente quando o papel ficava ex JCP.

Foram anos e anos de acompanhamento e avisos, já que o salto no aluguel poderia levantar a suspeita de forte movimento de venda à frente. Muitos foram “salvos” pela informação disponibilizada. 🙂

Mas agora tudo mudou … O governo despertou para a perda tributária que vinha tendo com a manobra e alterou as regras. A partir de 2015 a farra acabaria. Sim, acabaria … nos moldes já conhecidos.

Quem não tem cão caça com gato

Já que acabaram com a mamata do JCP, o mercado encontrou uma nova forma de ganhar dinheiro com o mesmo evento. Desta vez não envolve o aluguel de ações, mas sim o exercício de opções. Falamos sobre isso em abril do ano passado, pois o um exercício antecipado de opções de PETR4 chamou muito minha atenção.

O funcionamento da estratégia é praticamente o mesmo … mas o perigo para quem estiver lançado em alguma opção (daquela ação) naquele momento, pode ser grande.

Indico a leitura destes dois textos para que o que existia e o que virá a ser o “padrão” seja conhecido e compreendido.

Aluguel de Ações – A distorção JCP

O exercício antecipado de opções da semana passada …

E assim é o mercado …

Eternas e constantes mudanças, e nós precisamos estar atentos a tudo o que acontece. 😉

Proteção e oportunidades, assim vivenciamos o mercado. 😀