Clube do Pai Rico

BC lançará moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília

moeda-50anosdebrasilia-frentemoeda-50anosdebrasilia-verso

Estas moedas comemorativas são verdadeiras obras de arte …

O valor cobrado no lançamento é muito superior ao valor do metal em si ( ouro ou prata ), pois são itens de colecionador. Então, infelizmente, não são uma boa forma de investimento para quem pretende investir em metais. Mas para quem pensa em investir em arte … 😉

Brasília – O Banco Central apresentou ao Comitê Executivo “Brasília 50 anos” o projeto de lançamento da moeda comemorativa do cinquentenário da fundação da capital federal, celebrado em 21 de abril de 2010. A proposta foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, na reunião de 28 de outubro. Confeccionada em prata, com tiragem inicial de cinco mil unidades, a moeda terá a denominação de cinco Reais. O lançamento está previsto para 20 de março de 2010.

A moeda comemorativa de Brasília será a primeira da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que contempla as cidades e centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco: Brasília, Ouro Preto, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás. A moeda de Ouro Preto deve ser lançada em 2011, coincidindo com as celebrações pelos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar do Ouro Preto.

Copa do Mundo

O Conselho Monetário Nacional aprovou também voto que propõe o lançamento de moedas comemorativas alusivas à Copa do Mundo de Futebol da África do Sul, em 2010. O evento conta com emissões numismáticas de diversos países, como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Austrália e Coreia do Norte, além do país anfitrião. A tiragem da moeda comemorativa da Copa será de 12 mil moedas, duas mil para o mercado interno e dez mil para o externo.

A nova moeda promete ser disputada entre colecionadores. Serão confeccionados 30 mil exemplares que serão comercializados a R$ 110 cada pelo Banco do Brasil e Banco Central. Assim como outras moedas comemorativas, a de Brasília terá um valor de face, porém não entrará no mercado.

O diretor da administração do Banco Central do Brasil, Anthero Meireles, afirmou que os interessados poderão comprar a moeda a partir do lançamento. “As peças começaram a ser produzidas no final do ano na Casa da Moeda e estarão disponíveis no ano que vem”, disse.

Se você gosta deste assunto, dê uma olhada aqui e veja outros modelos.