Bem-estar instantâneo
Não, não é “mais um livro com aquelas bobagens de autoajuda” !
(até mesmo porque, como já disse antes, existem momentos que a única ajuda que uma pessoa precisa para mudar, para melhorar, para evoluir, é dela mesma …)
Vou repetir as informações contidas na contracapa do livro:
Com base em evidências científicas, Olivia Remes, pesquisadora da saúde mental da Universidade de Cambridge, passou a última década buscando formas de reduzir a ansiedade, a depressão e o pânico.
Neste livro, ela compartilha 50 dicas práticas que você pode adotar a qualquer hora e em qualquer lugar para sair de 10 estados emocionais paralisantes, que vão da indecisão à solidão, passando pela falta de motivação, o estresse e a sobrecarga, entre outros.
Cada capítulo é dedicado a um estado emocional e começa com a seção “Leia em caso de emergência”, com soluções capazes de trazer alívio nos momentos de crise.
Depois disso, são apresentados estudos científicos e informações básicas por trás da psicologia dos humores, além de estratégias de enfretamento de longo prazo.
As lições reunidas aqui permitirão que você desenvolva resiliência e se sinta uma pessoa mais calma e confiante para retomar o controle da sua vida.
E sim, a parte de “dicas rápidas” me pareceram ser bem funcionais. 🙂
Quer ver algumas ?
Estressado ? Encontre alguém otimista, porque as emoções são contagiantes. Está cientificamente comprovado que quando nos cercamos de gente feliz temos mais probabilidade de ficarmos felizes também.
Solitário ? Fale com um desconhecido. Conversar com outras pessoas, mesmo aquelas que não conhecemos, pode proporcionar uma melhora imediata ao nosso estado emocional.
Ansioso ? Livre-se do seu crítico interior. Toda vez que diz a si mesmo que é ansioso, você consolida em seu inconsciente a ideia de que se identifica com essa característica. Fale consigo mesmo apenas do jeito que falaria com um amigo.
Mas uma das passagens/pensamentos que mais me chamou a atenção foi:
Reconheça que a felicidade é a paz de espírito.
Muitas vezes, achamos que felicidade é sinônimo de animação: que, se comprarmos aquele iPhone novo, formos ao show de uma banda incrível ou recebermos aquela mensagem que aguardávamos com ansiedade, ficaremos felizes. É verdade que, quando conseguimos essas coisas, sentimos um aumento de emoções positivas, mas nossa animação se esvai rapidamente. Voltamos ao ponto de partida, ainda não tão felizes quanto gostaríamos.
A meditação de atenção plena mostra que a felicidade é algo menos complicado, muito mais sutil, e não depende de bens materiais. Ela vem da paz de espírito. Quanto mais cultivamos momentos que nos trazem calma e serenidade, mais felizes começamos a nos sentir.
Isso pra mim é ouro ! E vai em linha com o que acredito ser a felicidade.
Sabe aquela “dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a pagar por ela” ? Pois então … 😉
No mundo atual é cada dia mais necessário que tenhamos estratégias e ferramentas que nos ajudem a controlar, a equilibrar nossas emoções. Somos “atacados” diariamente, de todos os lados. E muitas vezes o de dentro é o mais forte deles.
Aprender a se ajudar é fundamental.
Se você enfrenta alguns dos problemas a seguir, a leitura deste livro poderá te ajudar bastante:
Sentindo-se indeciso ?
Sentindo-se desmotivado ?
Sentindo-se descontrolado ?
Sentindo-se estressado ?
Sentindo-se sobrecarregado ?
Sentindo-se ansioso ?
Sentindo-se solitário ?
Sentindo-se rejeitado ?
Sentindo-se para baixo ?
Sentindo-se decepcionado ?
Acredite, esta leitura não irá te decepcionar. 😉
Nota do Site: | Bem-estar instantâneo Olivia Remes Editora: Sextante |