Clube do Pai Rico

Bom … tire suas próprias conclusões …

Venho falando sobre o assunto há algum tempo … mas muitos querem “não acreditar” nesta possibilidade. Bom, tem gente acreditando:

WGC: BCS COMPRARAM MAIOR VOLUME DE OURO EM 2012 EM QUASE 50 ANOS; BRASIL ELEVOU RESERVAS

Londres, 14/02/2013 – Os bancos centrais compraram mais ouro em 2012 do que em qualquer ano em quase meio século, informou hoje o World Gold Council (WGC, na sigla em inglês) em relatório sobre a demanda pelo metal precioso no ano passado. O volume maior de compra de ouro pelos BCs do globo revelou a busca de hedge por essas instituições em meio à crise de dívida soberana na zona do euro e nos EUA. Para o WGC, os bancos centrais deverão continuar sendo uma das principais fontes de demanda para o metal em 2013.

Em 2012, os bancos centrais compraram 534,6 toneladas métricas de ouro, um volume 17% maior do que as compras registradas em 2011 e o maior nível de demanda desde 1964. Em valores nominais, a demanda por ouro foi de US$ 236,4 bilhões no ano passado, o maior já registrado.

No ano passado, a demanda dos BCs pelo metal respondeu por 12% da demanda total por ouro, acima dos 10% registrados em 2011. Segundo o WGC, a lista dos bancos centrais que aumentaram suas reservas em ouro foi ampla em 2012, e incluiu o Brasil, Paraguai, Iraque e Venezuela.

Apenas no quarto trimestre do ano passado, os bancos centrais compraram 145 toneladas do metal precioso, 6% acima do montante comprado no mesmo trimestre do ano anterior e maior volume de compras trimestrais, segundo o WGC.

Com a crise de dívida soberana pesando sobre as tradicionais reservas em moedas como dólar americano e euro, os bancos centrais de mercados emergentes aumentaram suas compras de ouro nos últimos anos para impulsionar o crescimento rápido de suas reservas internacionais. “Os fatores por trás das compras dos bancos centrais devem significar que o setor continuará a gerar uma demanda saudável neste ano”, diz o WGC. Com um foco na alta qualidade e em ativos líquidos como alternativas desejáveis às moedas de reserva, o ouro é um destino natural para uma parte dessas reservas elevadas”, afirma a organização.

Olha … não é por nada não, mas eu acho que isso não aconteceria por um motivo qualquer, tampouco por “ter virado moda” investir em ouro. Se fosse só por isso eles teriam comprado imóveis no Brasil … 😉