Clube do Pai Rico

Como cancelar uma multa de trânsito

limite-de-velocidade

Ontem de manhã recebi um e-mail falando sobre como transformar um multa em uma simples advertência, tirando desta forma a necessidade de pagar pela infração de trânsito.

Não dei muita bola … era bom demais para ser verdade. Costumo receber várias mensagens deste gênero e acreditei que esta era somente mais uma … Mas por via das dúvidas guardei-a numa pasta de “mensagens interessantes”.

Qual não foi minha surpresa ao ver ontem no Jornal Hoje da Rede Globo uma matéria falando justamente sobre o mesmo assunto ? 🙂

Deste jeito vi que a mensagem tinha fundamento e era real. Portanto, nada mais justo do que dividi-la com vocês. Vamos lá:

E então, como cancelar a multa ?

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa.

É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.” Código de Trânsito Brasileiro

Achei uma boa ! Principalmente eu, que sou chato demais com esse tipo de coisa. Fico indignado quando vejo alguém desrespeitando alguma lei de trânsito: Furar sinal (semáforo), Andar na contra mão, Estacionar em local proibido, Andar acima da velocidade permitida … Sou chato mesmo, de carteirinha.

Até hoje só levei uma única multa: Excesso de velocidade … Passei 1 km acima do que era permitido no local … até hoje meus amigos costumam pegar no meu pé por isso. (justamente por eu cobrar tanto dos outros …) Se soubesse da existência deste recurso não precisaria ter pago …

Infelizmente acredito que a melhor (e única) forma de “educar” 99% dos motoristas é na base da multa/castigo. Mas neste caso, para quem nunca leva uma multa (ou quase isso) uma advertência é mais do que o suficiente. Afinal o histórico desta pessoa já mostra o quão cuidadosa é no trânsito. (ou muito sortuda, hehehe)

Entendeu como tem como gente honesta ganhar dinheiro no ramo de cancelamento de multas ? Eles somente conhecem as brechas que permitem isso … E tenho certeza que não é só essa.