Capital do Brasil ? Buenos Aires, só pode …
O que me leva a fazer tal afirmação é o malabarismo que o governo federal vem fazendo para maquiar suas contas, “melhorar” os números …
Maquiagem, contabilidade criativa, ou muitos outros possíveis nomes já não são novidade. Temos visto nos últimos anos as mais variadas estratégias para que os números apresentados pelo governo federal “se encaixem” no planejado/prometido/acordado. E para que isso seja possível, tudo é válido.
Adiar pagamentos por 2 meses (os que seriam referentes à dezembro sendo pagos somente em fevereiro), um toma/empresta dinheiro entre as empresas estatais e o tesouro, isso sem contar nos adiantamentos de dividendos (o caso mais recente foi agora o da Petrobras com o JCP do dia 3 de abril), para engordar as contas deficitárias do governo.
Mas um fato recente me chamou – e muito – a atenção. Surgiu um “boato” de que a presidência abandonaria o IPCA amplo como a meta inflacionária para o ano, eles passariam a usar um núcleo de inflação em que os alimentos (os principais suspeitos do crime da inflação alta, segundo o governo) ficariam de fora. É … acredite se quiser …
A ideia seria tirar os alimentos da composição do índice que serve como baliza para o governo, ficariam de fora do índice que serve como meta da inflação anual. Aqui cabe um comentário … meta ? Há muito tempo a meta de inflação deixou de ser a meta propriamente dita … a meta se tornou o limite superior há pelo menos uns … 4 anos ? (a meta é 2 p.p. abaixo do teto, que espaço para manobras, não é mesmo ?)
É … o governo rapidamente desmentiu o “boato”, mas … como onde há fumaça há fogo, fiquemos atentos.
Ah, não entendeu o motivo do trocadilho do título ? Bom … primeiro porque os hermanos são craques em usar mil e uma artimanhas para fazer com que os índices oficiais sejam exatamente os que eles querem que sejam. (exemplo ? o Big Mac tinha seu preço congelado na Argentina, porque fazia parte dos cálculos – é … vai entender -, então todo o resto do cardápio do restaurante subia, menos o Big Mac …)
Volta e meia surgem alguns ideias (atribuídas ao governo federal) que me dão medo …
Mas a culpa nunca é deles … Sempre é dos outros …
* não sou economista e este post tem como intenção desabafar sobre o assunto, e quem sabe trazer o debate à tona …