Colchão de segurança: você já usou o seu ?
O post de hoje tem mais características de pesquisa do que de informação. Mas nem por isso você deixará de lê-lo. 😉
Você que acompanha o Clube do Pai Rico, já sabe da importância de se possuir um colchão de segurança. Correto ? Já viu o destaque de damos a esta importante ferramenta financeira, que tem como propósito lhe permitir agir em momentos emergenciais com um pouco mais de “tranquilidade”.
Sugiro que você leia o que já publicamos sobre o assunto. Se já leu, não custa nada uma releitura. Ela certamente lhe ajudará a reafirmar certos conceitos que devem servir de base para seus procedimentos diários.
Aqui o que já escrevemos:
– Formando o seu colchão de segurança
– Colchão de Segurança – Quem precisa de um ?
– Devo quitar minhas dívidas ou formar meu colchão de segurança ?
– Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?
Entenda que o colchão de segurança é peça fundamental do seu plano, e ponto final. Você DEVE ter um.
Mas como disse, o post de hoje tem mais cara de pesquisa do que de informação nova. Portanto lhe pergunto: você, em algum momento da sua vida, precisou fazer uso do colchão de segurança ? Sim ? Por quê ? No que ele foi usado ? De que forma foi usado ? E depois disso, conseguiu restaurá-lo ? Como ? Considerou que o tempo necessário para tanto foi dentro do planejado ?
Gostaria de ver suas respostas, aqui nos comentários do post. É a melhor forma que encontrei de poder conhecer um pouco melhor o perfil de cada um de vocês. Sabedor deste tipo de informação, fica mais fácil para que eu possa auxiliá-los nos próximos artigos. 🙂
Você não precisará se expor mais do que o necessário. Não precisará falar sobre valores (se não quiser …). Falar que usou durante um determinado período, já é mais do que o suficiente para o propósito desta pesquisa.
Posso adiantar um dos motivos …
Por exemplo: o colchão deve ser utilizado em momentos de emergência. Mas o que é uma emergência para você ? Uma demissão ? Um problema relacionado à saúde ? Um investimento “imperdível” ? Uma promoção que “não podia deixar passar” ?
Saber o que cada um de vocês considera como motivo justo para a utilização desta reserva, me ajuda a compreender a forma com que você encara o dinheiro e o que gosta de priorizar. Sabendo isso, fica mais fácil orientar, criar textos que possam lhe auxiliar nesta empreitada.
Acredite: a pergunta da promoção não está ali por acaso … Já recebi um e-mail afirmando que precisou usar parte do colchão para comprar uma TV que estava com um bom desconto numa black friday … 😯
Resumindo:
Peço apenas que você compartilhe comigo se já precisou, ou não, do colchão de segurança. Se você precisou, e não estava com ele formado, diga também.
É por um bom ótimo excelente motivo … !!! 😉