Colunistas ||| Cultivando hábitos saudáveis
Todos os dia, quando acordo, abro a janela do meu apartamento, olho pro céu e digo um “muito obrigado” por mais aquele dia. Quando alguém reclama de alguma coisa pequena para mim, logo pergunto: “já olhou pro céu hoje?”. É uma filosofia minha de olhar a imensidão ao meu redor e perceber que muitas das coisas que poderiam ser problemas são ínfimas, não devendo ocupar mais do que alguns segundos do meu dia.
Certos hábitos, por mais simples que sejam, podem fazer enorme diferença ao longo do tempo. Acredito muito em disciplina (já não disseram que disciplina é liberdade?). Significa treinar, a cada dia, bons hábitos e das mais variadas espécies. Praticar exercícios físicos, dizer bom dia para o porteiro do prédio, não gastar dinheiro por impulso, ler ao menos um capítulo de um bom livro por dia e por aí vai. Pequenos gestos, repetidos diariamente, têm grande poder de transformação no longo prazo. Veja o caso de pessoas que conseguem juntar uma boa grana, colocando moedinhas num cofrinho todo dia.
No campo das finanças pessoais, tecnicamente falando, bons hábitos seriam: conversar sobre dinheiro com amigos e família; se informar sobre as mudanças na economia; pesquisar novas oportunidades de investimento; controlar todos os gastos diários, para que se consiga gastar menos do que se ganha no mês; e por aí vai.
Crie disciplina financeira e em alguns anos, você também poderá dizer “muito obrigado” aos céus. Só que o meu desejo é que seja abrindo a janela de uma cobertura, em frente à praia, comprada com a ajuda de hábitos saudáveis cultivados durante a vida!
ELISSON DE ANDRADE ( [email protected] ) – Formação: graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Cursando o último ano de bacharelado em Direito.
Ganhador do Prêmio BM&F de melhor dissertação/tese na área de derivativos agropecuários, no ano de 2004.
Já lecionou diversas disciplinas em cursos de economia e administração de empresas em duas faculdades. Atualmente, é professor da Faculdade Dom Bosco de Piracicaba, onde é responsável pelas disciplinas de Matemática, Matemática Financeira e Mercado de Capitais.