Clube do Pai Rico

Colunistas ||| Definindo objetivos

Começa um novo ano e, para muitas pessoas, será mais um como todos os outros. Muito trabalho ou estudo (ou os dois), estresse e uma infinidade de problemas que sempre se repetem. E tudo isso vem acompanhado de desejos que parecem impossíveis de serem realizados: fazer academia, entrar em um curso de inglês, viajar para a praia, fazer aulas de guitarra, comprar um carro etc. Mas sempre há o problema da falta de tempo, de dinheiro ou de ambos.

Por que isso acontece ? Muitos pensam que realizar desejos é coisa de gente rica. Mas na verdade, é exatamente esse tipo de pensamento que leva essas pessoas a continuarem sem realizar um sonho sequer. E um dos pontos fundamentais é a falta de objetivo, de uma meta a ser atingida. Pense: como alguém pode se sentir estimulado a guardar dinheiro se não sabe o que vai fazer com ele?

Um primeiro passo, muito simples e nada fácil, é você parar alguns minutos para pensar na vida. Pegue um papel e uma caneta. Escreva quais são seus objetivos para esse ano, para o próximo, para daqui a cinco, dez, vinte e quarenta anos. Lembre-se de duas coisas: apenas SER RICO não é objetivo, além de existirem diversos desejos que não estão relacionados com dinheiro.

Depois de feito esse exercício, você terá dado um grande passo. Algo simples, necessário, mas que pouquíssimas pessoas fazem. A próxima etapa será traçar estratégias de modo a alcançar esses objetivos. Como fazer isso? Esse papo fica para uma próxima coluna. Então, um bom começo de ano a todos e anotem aí: não é você que é desanimado, são seus objetivos que não te inspiram.


ELISSON DE ANDRADE ( [email protected] ) – Formação: graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Cursando o último ano de bacharelado em Direito.

Ganhador do Prêmio BM&F de melhor dissertação/tese na área de derivativos agropecuários, no ano de 2004.

Já lecionou diversas disciplinas em cursos de economia e administração de empresas em duas faculdades. Atualmente, é professor da Faculdade Dom Bosco de Piracicaba, onde é responsável pelas disciplinas de Matemática, Matemática Financeira e Mercado de Capitais.