Clube do Pai Rico

Colunistas ||| Gráficos realmente funcionam ?

No início de minha trajetória eu era um grande crítico de todas análises. Hoje utilizo as duas mais conhecidas, AT e AF. Porém existem outras.

Poderia dizer atualmente:
– adoro quando existe para um ativo um “Hot Call”.

Um Hot Call ocorre quando na análise técnica diz que é hora de comprar e na Análise Fundamentalista também. O que aconteceu, por exemplo, com a Petr4, que foi de 35,80 para 38,50 em 4 dias. Nesse caso as chances de sucesso na operação são enormes.

Neste artigo, vou citar algumas defesas sobre as análises dos gráficos.

Perdi muito dinheiro antes de entender os gráficos da Análise Técnica. No meu primeiro ano de investimento em bolsa simplesmente comprava e vendia ações, sem qualquer critério. Para me deixar mais confiante, ganhei muito neste ano, o que foi ruim para mim no ano seguinte, pois fiquei muito confiante no processo.

Relembrando agora este tempo de investimento amador, posso até dizer que me enganei quando escrevi acima que não usava nenhum critério. Na verdade eu usava um:

O preço do Ativo.

Este é o pior critério a ser utilizado em uma compra de ações. Nem sempre estamos no melhor momento de compra quando o ativo está depreciado. Para ser mais sincero, este talvez seja, o pior momento de compra. Devemos sempre analisar seus fundamentos e ou o gráfico do papel.

Minha crítica com relação à AT era que ela não previa nada. Hoje eu sei que realmente ela não faz essas previsões e nunca foi sua proposta fazer isso. AT não é astrologia, tarô ou outra ciência oculta. Pelo contrário, ela é, ou pretende ser, uma ciência dos movimentos do mercado, mais próximo de uma Ciência Exata.

A Análise Técnica é apenas uma ferramenta que auxilia o investidor na tomada de decisões.

Mas como ela faz isso ?

Se a análise Técnica fosse conhecida como “Análise de Tendências” tudo seria mais fácil. A proposta do AT é justamente essa. Verificar as tendências de mercado. Seja ela para curto, médio ou longo prazo.

São várias ferramentas eficientes, desde que usadas com o propósito para qual elas foram criadas.

Veja o exemplo das Médias Móveis:

Não é possível duvidar que a maioria dos movimentos aleatórios tende a média. Esta comprovação teórica já foi feita pelo cientista Carl Friedrich Gauss, mais conhecido como Gauss, a mais de 200 anos atrás.

Veja o que Gauss definiu nos estudos dos erros em 1809:

O resultado mais importante aqui é que o erro médio da média aritmética é inversamente perpendicular à raiz quadrada do número de observações; a ocorrência provável da média cresce com a raiz quadrada do número de observações.

Ou seja, em outras palavras, quanto maior o número de observações, mais os seu resultados tendem a média destes.

Se você ainda duvida, faça um teste:

Pegue uma moeda e brinque de cara ou coroa. Sabemos que teoricamente, a média de resultados é 50% para cara e 50% para coroa. Porém, se lançarmos apenas poucas vezes a moeda, provavelmente seus resultados não estarão de acordo com essa probabilidade. Estes resultados irão ficar coerentes na medida em que você lance mais vezes a moeda. Mil vezes talvez, sei lá. Fazendo com que, com mais observações, o resultado tenda a média.

Bom, por isso, muito cuidado ao usar as Médias Móveis em AT para curtíssimo prazo, pois como você viu no exemplo das moedas, quanto menos observações, mais difícil das médias serem alcançadas. Isto não quer dizer que você não deva usar esta ferramenta para “daytrades”, porém, faça sabendo da menor eficiência do processo. Sendo assim, utilize mais indicadores para aumentar a eficiência.

A partir de toda essa explanação acima e você ainda não acreditando que os movimentos aleatórios tendem a média, eu poderia te dizer isso:

– Você está 200 anos atrasado ?

Porém, isto também não é verdade absoluta, é mais provável que:

-Você esteja uns 50 anos à frente de nosso tempo ?

Pois se analisarmos melhor, fazendo estudos mais aprofundados sobre a média de Gauss, vamos verificar que ela não explica a Economia Real. Apesar de até hoje a utilizarmos, nos Bancos e etc, para cálculos de risco de investimentos, com desvio padrão e etc.

Veja um exemplo porque Gauss muitas vezes não se aplica a Economia real:

Em um estudo, se utilizarmos a Média de Gauss, a possibilidade de ocorrer uma crise, como a da Rússia, por exemplo, em 1998, seria de 1/20 Milhões. Ou seja, segundo Gauss, se você “tradeasse” todo dia, a chance de uma crise afetar seus ativos era muito baixa, pois teríamos um período de 100 mil anos para ocorrência de tal crise. Note que isso não condiz com a realidade econômica mundial, pois ultimamente temos tido crises de 3 em 3 anos em Média.

Por isso, e por outros motivos, a Análise Gráfica é considerada até hoje como uma Pseudociência e acredito que deste patamar não sairá. Porém isto é que nem a teoria da evolução, enquanto não existir outra, vamos aceitá-la.* Te convido então a aceitar AT, enquanto não existir outra análise gráfica.

Infelizmente, não temos ferramentas que utilizam os cálculos de outro cientista, conhecido como Pareto (grande crítico da Média de Gauss). Mesmo porque, para Pareto, a média estável não existe.

De qualquer forma, já sabemos que as médias móveis funcionam, na prática, para analisar tendências de mercado. Pelo menos na minha prática, em 7 anos, funcionou. Apenas em alguns casos com alguns atrasos na resposta.

Os gráficos me ajudam a prosseguir na tendência de forma correta.

Neste artigo novamente tento fazer com que o operador invista mais consciente. Verificando as tendências de mercado. Se você gostou do assunto, procure livros que tratem sobre o tema e aprimor seu modo de investir. Veja também os links abaixo. Lembrando que os objetivos devem ser alcançados visando uma meta através do tempo. O tempo é seu amigo quando você utiliza o poder dos juros compostos. (veja artigos anteriores).

Sucesso nos trades!

* Ocorreram vários furos através dos tempos sobre a teoria da evolução. Adaptaram a teoria usando outros exemplos para validá-la. E com essa validação a teoria ficou mais eficiente e atrativa. Então, por que não acreditar ?

Fontes para consulta:

A história da Média

Click to access 205.pdf

http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/gauss1.html

Matando a Média: Gauss x Pareto
http://nomade.blog.br/?p=94 por Fabio Akita

Alexandre Mazzei é consultor da Moraes de Andrade, Professor de Finanças, Matemática, Física e atualmente leciona Eletrônica pela Rede Faetec, com experiência de mais de 12 anos no ensino. Engenheiro e Licenciado em Matemática e Física pela Fundação Souza Marques.

Autor do livro: “Memórias de Um Operador de Home Broker”.

Memórias de Um Operador de Home Broker: Ações e OpçõesNota do Site:

3 Moedas

Memórias de Um Operador de Home Broker: Ações e Opções

Alexandre Luiz Mazzei
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 104
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino