Clube do Pai Rico

Colunistas ||| Tempo e esforço

Nos últimos anos, tenho ouvido muitos comentários a respeito da velocidade com que o tempo passa. E, mesmo assim, percebendo o passar rápido de tudo, ainda existem pessoas que não aprenderam a dar tempo ao tempo. Ou seja, ficam ansiosas e preocupadas, sem saber esperar pelos acontecimentos que não dependem da sua participação. Com isso, em muitas ocasiões, elas são inclinadas à precipitação, que pode causar transtornos, por vezes, irremediáveis. A ansiedade e a preocupação são, na realidade, sentimentos ligados ao medo, voltados para o futuro, que perturbam o hoje e o agora.

Se este é o seu caso, então aprenda a desenvolver a paciência, principalmente na posição de pai/mãe e educador, evitando superproteger os filhos, fazendo por eles as atividades e obrigações que lhes competem. Deixe-os aprender a serem úteis e a realizarem suas tarefas por si mesmos, ainda que sejam pesadas e difíceis. Esta dificuldade faz parte do seu aprendizado. Apóie seus filhos, estimulando-os, mostrando-lhes as suas capacidades e ensinando-os a buscarem sempre a sua finalidade de vida. Ensine às suas crianças que errar é natural para quem se esforça em crescer e aprender. Com estas noções, é melhor evitar cobranças antecipadas e críticas desnecessárias. Com o tempo e o preparo de cada um, a vida se encarrega de proporcionar aquilo que for necessário.

Guarde bem isso: tudo está certo e acontece na hora certa, para todos aqueles que estão fazendo a sua parte. A Natureza é sábia e o Universo é um Pai Amoroso que presenteia a toda a Humanidade com um tesouro inestimável: o tempo.

Veja que lindo conto para ilustrar este tema, de autor desconhecido: “Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta, por várias horas, esforçando-se para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu a ele que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir mais. Aí, o bom homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta, com isso, saiu facilmente. Mas o seu corpo estava murcho e pequeno, e suas asas estavam amassadas. Ele continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela iriam se abrir e esticar para serem capazes de suportar o corpo que ainda iria se firmar. Porém, nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua iniciativa e vontade de ajudar, não sabia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar, uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida…”


ELIANA BARBOSA – é consultora em desenvolvimento humano, escritora e palestrante, que estuda e ensina técnicas que promovem o desenvolvimento integral do ser humano.

Articulista de jornais e de algumas revistas de circulação nacional, Eliana Barbosa atua também como produtora e apresentadora de programas motivacionais em TV e Rádio, com orientações para uma vida melhor, e é autora dos livros ACORDANDO PARA A VIDA – Lições para sua transformação interior e O ENIGMA DA BOTA – Enfrentando a sucessão empresarial com equilíbrio e sabedoria – ambos pela Novo Século Editora.

Com o objetivo de ensinar às pessoas caminhos para o seu autoconhecimento, resgate da auto-estima, autoconfiança, e outras práticas de autodesenvolvimento, Eliana Barbosa realiza palestras e cursos não só motivacionais, mas principalmente transformacionais, por todo o país.

Para conhecer melhor as atividades profissionais de Eliana Barbosa visite o site: www.elianabarbosa.com.br e para assistir o seu Programa de TV na Internet, acesse o site www.showtv.com.br e clique no Canal BEM VIVER.
E-mail: [email protected]