Clube do Pai Rico

Comece com o pé direito: defina suas prioridades !

Muita gente, que costuma dizer estar em busca de Educação Financeira, insiste em se esquecer de um dos aspectos mais importantes e fundamentais daquilo que realmente pode ser chamado como tal. Elas se esquecem que um processo de Educação Financeira só é sólido e verdadeiro, quando teve como base a definição de prioridades como ponto de partida.

1) Por que quero me educar financeiramente ?

2) Quais os benefícios que pretendo obter ao final do processo ?

3) Será que isso é realmente uma coisa que se enquadre no meu perfil ?

São somente algumas das perguntas que você deve se fazer ao iniciar sua jornada em busca da Educação Financeira perfeita. (se é que existe isso …)

Infelizmente a maioria, pelo desejo de tirar o atraso, acaba pulando etapas importantes do processo e, com isso, acaba deixando “buracos negros” em sua formação. Por que buracos negros ? Simples: eles exercem um papel semelhante aos dos reais, eles têm o poder de atrair tudo o que estiver ao seu redor. E uma vez que a força de atração deles começar a atuar sobre você, pode ser impossível de fugir da espiral …

Por que desejo ser uma pessoa financeiramente educada ?

Já parou para pensar nisso ?

Porque é preciso, você poderia dizer. Sim, é preciso. Mas por quê ? Para não cometer os mesmos erros que você viu seus pais cometerem ? Para saber sobre tudo o que é preciso para cuidar de seu patrimônio ? Para fazer com que a sua renda seja capaz de atender as suas necessidades mensais ? Para planejar uma aposentadoria tranquila ? Ou ainda melhor, uma aposentadoria confortável ? É para garantir o futuro dos seus filhos ?

Pode até ser que o seu desejo seja atender a todas essas necessidades, e ainda outras. É natural, afinal de contas somos uma raça que tem a ambição como motor da nossa evolução. Mas acredite: quanto mais restrito for o seu principal motivo para ir em frente, mais fácil será atingir o objetivo.

Nada impede que você tenha múltiplos alvos, concatenados, quase como se fossem fases de um jogo. Atingiu o 1º objetivo ? Agora é a hora de partir para o 2º. Conseguiu esse também ? Vamos ao 3º … E assim sucessivamente.

Querer atuar em múltiplas frentes nesta área acaba lhe drenando energia e pode lhe tirar da trilha. E convenhamos, isso não é nem de perto o que queremos nessa hora … 😉

Quais os benefícios que obterei quando conseguir me educar ?

A partir do momento que você traça suas diretrizes, que determina o que realmente deseja em relação ao processo de Educação Financeira, você estará apto a determinar quais tipos de investimentos e procedimentos que devem ser adotados para chegar lá.

Se a sua ideia é não correr riscos de ser pego de surpresa em uma eventual crise financeira, ou por causa da perda do emprego, a formação do colchão de segurança é primordial. O que é preciso ? Qual a finalidade ? Qual o tamanho ? Serão perguntas que deverão ser feitas, mas que provavelmente serão respondidas com base em suas respostas às perguntas que definiram suas prioridades.

Se o desejo for o de proteger seu patrimônio, a estratégia será uma. Se é a de fazê-lo crescer, outra. Objetivos diferentes, que exigem adoção de estratégia diferentes (muitas vezes BEM diferentes). Mas se você começa a caminhada sem saber onde quer chegar, sem saber qual a finalidade daquilo que está sendo criado, acaba correndo riscos desnecessários. E quando falamos de riscos envolvendo seu patrimônio, estamos falando de stress e complicações que poderiam ser evitados.

e-o-meu-futuro

Saber o que você realmente almeja lhe permitirá traçar planos mais simples, mais práticos, mais diretos. Mais realistas. Saber o que você quer lhe permite focar no que realmente interessa. Lhe permite deixar de lado alguns pacotes de informação que não terão nenhuma serventia. Ao menos naquele momento. Ao menos na busca daquele objetivo.

Saber o que importa lhe permitirá saber (melhor) o que precisa ser feito para chegar lá.

Será que tenho o perfil adequado para isso ?

Não, neste momento não vamos falar sobre seu perfil de investidor. Não queremos saber se você é do tipo conservador ou arriscado, até mesmo porque isso será determinado pelo tipo de investimento que deverá ser adotado para atingir o seu objetivo e isso já foi determinado lá no momento em que você definiu suas prioridades. Lembra ?

Neste momento você deverá se perguntar se tem condições, se possui as aptidões necessárias para aprender tudo o que for necessário para concretizar seu planejamento.

Já se perguntou ? Qual foi a respos… Não, isso não importa. Sim, não me importa a sua resposta. Nem a mim, nem a você, nem a mais ninguém.

Por que não importa ? Simples: TODOS precisam de Educação Financeira. TODOS têm planos e desejos que precisam ser atingidos. TODOS devem fazer o necessário para levar adiante.

TODOS ! Não existe um perfil mais adequado do que o outro quando o assunto é Educação Financeira. A única coisa que pode mudar é o tamanho do seu desejo, quão profundo precisará ser seu esforço de aprendizado para adquirir o conhecimento necessário para tornar real aquilo que você determinou como sendo sua prioridade.

Se você já está nesta jornada, e ainda não definiu suas prioridades … Pare por um instante. Respire profundamente. Tente se desligar por ao menos 1 minuto de tudo que lhe cerca. Pense no que realmente lhe importa. Naquilo que mais lhe incomoda. Naquilo que mais deseja …

Acredite: por mais que você não consiga imaginar qual é a sua prioridade, você já a conhece há muito tempo.