Clube do Pai Rico

Como fica o cenário econômico em caso de Impeachment? Entenda como investir melhor

Temos acompanhado e falado já há algum tempo sobre um possível impeachment da presidente Dilma Rousseff e agora essa possibilidade está mais próxima do que nunca. O que isso afeta no mercado de capitais, na Bovespa e em nossos investimentos?

Vamos ver abaixo algumas questões relevantes deste cenário.

Como fica a Bovespa se Dilma sair da presidência?

Cada notícia politicamente negativa para o governo tem sido respondida pelo mercado com diversas altas. Isso quer dizer que a Bovespa irá subir no caso de impeachment?

Não necessariamente!

A Bolsa precifica tudo, quase que instantaneamente. Porém o cenário ainda é de muitas incertezas e isso exige cautela. É possível que o mercado ainda não tenha sido totalmente precificado e que haja espaço para uma alta antes da concretização dos fatos.

Algo que podemos dizer sobre este momento é que a bolsa normalmente sobe nos boatos e cai nos fatos. Ou seja, neste momento onde as notícias circulam entre boatos, é comum ver a bolsa apresentar altas.

Quando o cenário se concretizar e tivermos uma posição oficial sobre o impeachment, a situação pode se inverter e provocar quedas na Bovespa se o mercado houver subido muito na expectativa da mudança de governo em um movimento exagerado.

Ambas as situações oferecem inúmeras oportunidades que devemos ficar atentos.

E o cenário econômico de forma geral?

Uma recuperação no curto prazo seria possível? E o aumento de confiança dos agentes econômicos?

Se for confirmado que Michel Temer assumirá a presidência, com o apoio do PSDB o país voltaria a ter governabilidade e várias questões pendentes poderiam finalmente ser resolvidas.

O destravamento imediado de pautas importantes como reforma fiscal e da previdência, CPMF e outras medidas para que o Brasil volte a crescer, seriam vistos com bons olhos pelos investidores estrangeiros. Isso poderia melhorar o nível de confiabilidade do país e animar os agentes econômicos a voltar a investir no Brasil.

Forte alta na Bovespa: Quais as melhores ações para investir?

Como estamos debatendo, este momento pode ser o caso de uma forte alta na Bovespa. Se este cenário se concretizar, algumas ações podem se destacar e gerar grandes oportunidades.

A indústria bancária, por exemplo, pode sofrer reflexos imediatos e afetar ações como BBAS3 (Banco do Brasil) e ITUB4 (Itaú Unibanco).

A médio prazo poderemos observar reflexos nas companhias do setor de consumo, afetando ações como LREN3 (Lojas Renner) e LAME4 (Lojas Americanas).

Já em um longo prazo, o setor de construção civil pode sofrer os reflexos dessa mudança de cenário, afetando ações como EZTC3 (EZTEC) e EVEN3 (Even).

Petrobras: O que pode mudar com o impeachment?

A atual crise do petróleo, com quedas na cotação do barril, não favorece o momento. Este cenário, aliado à crise política e ao escândalo da Petrobras com as investigações da Operação Lava Jato, contribuem para expectativas negativas das ações da empresa.

A companhia continua reportando péssimos resultados e se o preço do petróleo no mercado internacional não melhorar, o custo de sua produção fica inviável.

Dessa forma, para um investimento a longo prazo ainda não seriam uma boa opção as ações da Petrobras (PETR4), a menos que você queira realizar uma especulação de alto risco.

Ainda assim, para o curto e médio prazo podem surgir inúmeras oportunidades valendo-se da grande volatilidade do ativo. Utilizando a Análise Técnica de Ações é possível identificar oportunidades em operações mais curtas com estratégias de alta precisão como o Day-Trade, Operações contra-tendência e Venda a descoberto.

Renda fixa: quais as melhores opções neste cenário?

No cenário de Impeachment o que muda?

Um dos pensamentos neste momento é que para segurar a inflação o governo pode alterar a taxa Selic, retomando a tendência de alta, o que favorece os investimentos atrelados a ela. Porém essa pode não ser a vertente correta, uma vez que a tendência dos juros no momento é de queda.

Devido a isso, as taxas prefixadas podem despertar a atenção dos investidores. Neste caso podem ser boas opções de renda fixa os investimentos em CDB’s com taxas prefixadas e papéis do governo com prazos mais longos.

Como reagir ao Impeachment?

Em linhas gerais observamos para o cenário econômico e para o mercado financeiro um momento de cautela. Entendendo melhor o cenário de impeachment você pode perceber que é possível proteger e aumentar o seu patrimônio neste momento.

O cenário pode proporcionar grandes oportunidades, como após o impeachment do presidente Collor, onde a bolsa subiu impressionantes 2750% em 6 anos. Ou após a última grande queda da bolsa em 2008, quando a mesma subiu 220% em pouco mais de um ano.

A diferença neste momento entre os que saberão aproveitar essas oportunidades ou não é ter uma boa estratégia, orientação correta e resiliência. E assim é possível não só proteger o seu capital no caso de um impeachment como também escolher os investimentos mais rentáveis em tempos de crise.

Márcio Placedino
Márcio Placedino atua no mercado de ações há 8 anos e é membro da equipe do Toro Radar desde 2010, onde atua como instrutor de cursos e palestras sobre diversos temas na área de investimentos e como analista. É Administrador de empresas no IBMEC de Minas Gerais e Advogado formado na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui a certificação de Planejador Financeiro CFP® – Certified Financial Planner, é Consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM e Analista CNPI-T registrado na APIMEC.