Compra de CALL para proteger um short ?
Pergunta:
Zé, uma forma de se proteger em SHORT para o caso da subida da ação ao invés de queda seria a compra de CALLs com strike no preço da ação?
Resposta:
Opa ! Tudo certo Heverton ? 🙂
Sim ! 😀
Muito fazem exatamente isso: vendem a ação (short) e compram CALL no strike mais próximo ao valor em que foi feita a venda. Mas …
Claro que tem um “mas”. 😉
Vai comprar as CALLs para qual vencimento ? Para o mesmo mês em que a venda foi feita ? Para o mês seguinte ? Para alguns meses no futuro ?
Por que isso é tão importante ? Por conta do custo que esta compra terá … Ele será considerado o teu prejuízo nesta operação. Concorda ? Será o teu STOP. E como a escolha do mês influenciará no teu custo de STOP ?
Vamos lá, você sabe quão dependente do tempo é o preço de uma Opção. Correto ? E que quanto mais para o futuro (mais tempo de vida) ela for, mais cara será. E quanto mais cara … maior o teu prejuízo.
Além disso, existe outro ponto a ser considerado: digamos que você faz o short agora em fevereiro e escolhe comprar uma CALL com vencimento em março para a tua proteção. Como você estará comprando em um strike muito próximo ao do teu preço de venda, estarás comprando uma ATM – que são justamente as mais caras. Durante o mês de fevereiro você não encerra o teu short, porque a ação não caiu o que você esperava que caísse para encerrar a operação.
Chega março e a data de vencimento da Opção que você comprou. Você ainda não encerrou a operação … e a Opção que você comprou, virou pó. 🙄
Você perdeu o valor gasto com o seguro. E a operação ainda está viva. Vai encerrar agora ? Ou permanecerá nela ? Se permanecer, comprará um novo lote de CALLs para permanecer protegido ?
Entendeu onde quero chegar ? A compra de CALLs como forma de proteção para o seu short tem (literalmente) um prazo de validade. E quanto maior for este prazo, mais caro será o teu seguro …
Portanto, é uma ferramenta de proteção. Mas será que é a “melhor” ? Ela te protege de um movimento absurdamente forte que te impediria de acionar um STOP tradicional. Mas e o custo disso diante do potencial de alta da tua operação short ?
Tudo precisa ser levado em consideração. Até isso.
Naquela minha (fatídica) operação com ELET6, fiz isso. Comprei, se não me engano, CALLs 2x para me proteger. A operação se arrastou por alguns meses, então foi necessário “renovar” o seguro.
Adivinha se elas não viraram pó … ? 🙄
Portanto, de novo: sim, a compra de CALL pode ser usada como ferramenta de proteção para um short. Mas … 😉
Leituras relacionadas e sugeridas:
– Como ganhar com ações quando o mercado cai ?
– Vender uma ação alugada, comprar uma PUT ou lançar uma CALL ?
– O que é uma CALL ? O que é uma PUT ?
– Opções | ITM – ATM – OTM
– Comprar PUT para se proteger da queda. Até onde levá-la ?
– STOP !!! – O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ?
Espero ter te ajudado ! 😀
Abraços