Conheça todas as suas dívidas
O processo de quitação das dívidas pode precisa ser dividido em várias etapas. Cada um tendo o seu propósito. Cada uma trazendo benefícios e ajudando o indivíduo a chegar no objetivo final. Querer acabar com as dívidas não é simples … é um evento complexo e que precisa corrigir muitos erros.
Há alguns dias falei sobre os tipos de gastos que temos, e acredite: conhecê-los faz parte deste processo. 🙂
O passo seguinte é também um dos mais importantes de todos: conhecer as dívidas que temos. A importância disso é óbvia … Afinal de contas, como acabar com elas, sem saber o que precisa ser feito ? O problema é que muitas pessoas têm dívidas que nem sabem que têm … Me diga: como você pode ir para uma guerra sem saber direito quem é o seu inimigo ? 😉
Todas as dívidas
Aconselho que você faça uma listagem de todas as suas dívidas. Todas mesmo:
– A amigos e parentes;
– Bancos;
– Cartão de crédito;
– Colégio das crianças;
– Condomínio;
– Energia Elétrica;
– Água;
– Planos de saúde;
– Prestação do financiamento imobiliário;
– Prestação do financiamento do carro;
– etc etc etc …
A lista é longa, e quanto mais detalhada você a fizer, melhor.
Indico que você faça uma relação que aponte o nome de para quem está devendo, desde quando, qual o valor, e, se puder, qual é o índice de correção (multa) que paga pelo atraso. Sim, a informação do índice de correção chega a ser mais importante do que a lista de valores devidos.
Diferencie dívida de dívida
Sabia que existem dívidas que muitos não consideram como sendo dívidas ? Cito como exemplo o saldo devedor (olha ai o nome) do seu financiamento imobiliário. A dívida não é somente a parcela em atraso que você tem … o financiamento em si é uma dívida. 😉
Outro exemplo é o valor gasto no cartão de crédito nas compras parceladas. É uma dívida que você tem com o cartão, que será quitada conforme as parcelas forem sendo apresentadas em sua fatura. Mas muitos só consideram como dívida com o cartão de crédito, aquela fatura atrasada … Aquela que cobra quase 15% de juros mensais pelo atraso …
Todas as compras que você faz no cartão de crédito são (momento de surpresa) dívidas que você assume junto ao cartão. Sabia ? 😀
Enquanto em dia com o pagamento da fatura, tudo certo, tudo legal. O problema é quando atrasa …
Para o combate às dívidas, você precisa conhecer todas as suas dívidas. Sejam elas originadas em parcelas em atraso ou do tipo mais “tranquilo”, como as adquiridas via financiamentos e pelo uso do cartão de crédito. Você precisa saber quais são as dívidas que estão fazendo mal ao seu bolso, e quais são as que estão lhe ajudando a manter o orçamento mais equilibrado.
O quê ? Você não sabia que existem dívidas que fazem bem ? Mas como ??? 😉
De novo o exemplo do financiamento e do cartão de crédito. São dívidas, pois é um valor que você precisará quitar em algum momento. Porém não sofrem aumento, nem sofrem a incidência de multas enquanto estão em dia. E são justamente elas que te permitem uma alavancagem, um aumento de patrimônio enquanto você não tem o capital integral … Exemplo: você compra uma casa sem ter o dinheiro que precisaria para comprar ela no ato. Precisa apenas ter o dinheiro necessário para quitar as parcelas do financiamento.
Conhecer as dívidas
Outro ponto importante é conhecer como funciona a dívida que você tem. Neste caso me refiro ao comportamento delas no caso de atraso no pagamento. Quanto é cobrado de multa ? Se deixar de pagar, haverá somente a cobrança de multa, ou o fornecimento do serviço poderá ser interrompido ? No caso dos financiamentos (imobiliário e do carro), você pode perder os bens após determinado período em atraso …
Conhecer este tipo de característica é importante por um simples motivo: existem dívidas que o pagamento deve ser priorizado em relação a outras, mesmo que isto seja “financeiramente ruim”. Ou seja, existem dívidas, que mesmo apresentando taxas de juros (multas) mais baixas que as de outras, precisam ter prioridade na hora do pagamento. Por exemplo, a fatura de energia elétrica. Se ela estiver em atraso, você pode ter sua energia cortada com apenas uma fatura em atraso (não importando quanto tempo …), desde que a concessionária lhe envie um aviso de corte com 15 dias de antecedência …
Já no caso do cartão de crédito, o seu atraso no pagamento acarretará apenas em multa …
Lembrando:
– Saiba quais são as dívidas;
– Saiba qual é o valor devido em cada uma delas;
– Diferencie entre dívidas por atraso no pagamento e de crédito; (o caso do financiamento e das compras parceladas no cartão)
– Conheça as penalizações impostas pelo atraso no pagamento da fatura;
– Na relação de dívidas, tenha anotado qual o valor da multa imposta pelo atraso
Você agora já sabe tudo sobre a parte do que sai do seu bolsa. Conhece seus gastos, conhece suas dívidas. Meio caminho andado em direção ao extermínio delas. 😀