Conselhos básicos sobre como operar ações
Aplicar em bolsa se popularizou bastante nos últimos anos, basta para tanto acompanhar o crescimento no número de cadastros junto às corretoras. A valorização que o último movimento de alta – outubro de 2002 até maio de 2008 – foi gigante. (saímos de 8.000 pontos e subimos até os 74.000 !!!)
Graças a isso, muitas pessoas que nunca se interessaram em investir nela começaram a correr atrás do tempo perdido. Uns estão estudando o que podem sobre o assunto, mas outros não. Estão entrando por entrar, já que o vizinho ganhou, o primo ganhou, o irmão da namorada ganhou …
Bom, nesse texto tentarei expor alguns pontos que considero fundamentais para começar a se operar ações.
1) Defina antecipadamente o seu tipo de investimento
Você está querendo investir na Bolsa de Valores, um dos tipos de investimentos mais arriscados que existe. Na sua maioria, os investidores vencedores são “profissionais” da área.
A pergunta que você tem que se fazer: Minha carteira de ações será voltada para trades rápidos, aproveitando as oscilações nas cotações ? Irei investir em ações que pagam bons dividendos ? Minha carteira será montada para só mexer de novo daqui uns 20 anos ?
O seu sucesso depende e muito destas respostas. Pense, se você for comprar ações para compras e vendas rápidas, você terá capacidade de controlar mais do que três ações ao mesmo tempo ? Controlar que eu digo é analisar os gráficos dos ativos, acompanhar de perto as cotações, tentar se manter informado sobre a empresa. Aqui faço uma ressalva: manter-se informado não quer dizer boatos, mas sim informações concretas, publicadas em jornais, noticiosos como o Broadcast, esse tipo de coisa.
Para esse tipo de investimento você terá que “perder” bastante tempo. Portanto escolha no máximo 5 empresas para acompanhar, lhe garanto que isto irá te tomar muito tempo, caso você perceba que está sendo tranquilo aumente seu “leque.”
Agora, se você for comprar ações na expectativa e receber bons dividendos, a sua carteira já pode ser um pouco maior, já que não precisará ficar acompanhando tão de perto as suas ações. Para obter maiores informações, confira um outro texto já postado aqui mesmo no site falando sobre o assunto: Como montar uma carteira de dividendos
Mas se você estiver montando uma carteira para o futuro, que nunca irá acompanhar, nunca irá vender (só bem no futuro), você deve prestar atenção nas empresas que estiver comprando. Dê preferência para ações de empresas fortes. Pense: “Daqui a 20 anos, esta empresa continuará existindo ? Ela será uma líder de mercado ?”, se as respostas forem afirmativas, metade do caminho estará percorrido.
Mas fique sabendo, que no longo prazo, você terá fortes emoções, verá as suas ações subindo muito, mas também verá elas caindo muito. Terá que ter sangue de barata para isso. Terá também que aproveitar estas quedas para comprar um pouco mais, aumentando assim sua posição e diminuindo o preço médio de compra.
2) Tenha sempre um plano “B”
O que você estava esperando acontecer, não ocorreu ? Então saiba o que fará antes disso ocorrer.
No momento da compra você já tem que ter isto definido. Pode ser vender as suas compras, mesmo que no prejuízo. Como também pode ser não fazer nada. Tudo depende do tipo de investimento que escolheu.
3) Opera por Homebroker ? Tenha sempre a opção do telefone
Se você operar através de Home broker (pela Internet), escolha uma corretora que te dê a opção de também operar via telefone.
Pense, você comprou para fazer um Daytrade (comprar e vender a compra no mesmo dia), e acontece algum problema e você perde a conexão com a Internet. Ou então o site da corretora sai do ar, o que você irá fazer ?
Por isso mesmo, antes de escolher em qual corretora virtual irá operar, veja quais te oferecem esta opção.
4) Tenha uma conexão boa e confiável, e uma boa fonte de cotações
Para operar de maneira tranquila, você precisará de dois itens fundamentais: Uma boa conexão com a Internet, que seja rápida, confiável.
E também de uma boa fonte de cotações, pode ser o box de cotações da sua corretora, mas eu aconselho o uso de serviços de cotações por serem mais estáveis e confiáveis. Fica aqui a indicação do Broadcast, que na minha opinião é o melhor serviço de cotações do mercado. Além de cotações eles também oferecem um ótimo serviço de noticias.
5) (e uma das mais importantes) – Não confie muito em dicas
Como alguns dizem: Se dica fosse realmente boa, não se dava, vendia-se.
Isso mesmo, fique sempre com um pé atrás quando alguém aparecer com uma dica “daquelas”. Pode até ser verdade, mas 99% das vezes é mentira.
Tanto não se deve confiar muito, que há algum tempo um rapaz foi multado por ter dado uma “dica”, indicando a compra de uma ação que ele tinha somente para que o preço dela subisse.
Bom, espero que estas dicas tenham utilidade para todos. Ao menos eu considero elas como alguns dos pontos mais importantes na hora de se operar.