De volta para o futuro – II
Na semana passada eu te perguntei o que você diria a si mesmo se pudesse viajar no tempo. Uma única frase, uma única dica, uma única orientação.
Os mais variados tipos de conselho apareceram, como já era imaginado. 🙂
Algumas pessoas priorizaram a dica quente, pura e simples. Outras tentariam corrigir algum evento específico de seu passado, na tentativa de trazer um futuro desejado para a atualidade. Mas por que será que agiríamos assim ?
Vou tentar listar os principais tipos de viajantes do tempo para tirarmos proveito da experiência. 😉
#1 – o da dica quente
Quem não gostaria de receber aquela dica quente que poderia transformar sua vida para melhor. Muito melhor. Hein ?
“Compre bitcoin“, “compre determinada ação“, no melhor estilho Biff Tannen de ser, muitos gostariam de ter a oportunidade de ganhar uma bolada instantaneamente graças à dica quente. Quem não gostaria ? 😀
Uma única tacada seria capaz de transformar a vida de qualquer um. Ou a de muitos …
Já pensou se a viagem no tempo não fosse uma exclusividade sua, e todos os viajantes pudessem dar a mesma dica que você estaria recebendo ? No mínimo uma bela confusão … Concorda ?
O preço da bitcoin, afinal essa foi a dica preferida, não teria chegado onde está com uma antecedência muito grande ? Será que chegaria ? Será que ainda existiria ?
Quem prioriza a dica quente, normalmente, é aquele que quer tudo para ontem. Não pensa em algo que pode ser construído aos poucos e que no futuro será gigante. Além disso … Mesmo se receber a dica quente, faturar alto, mas não tiver a preparação adequada, o que garante que poderá aproveitar por completo o resultado obtido ?
Quantas e quantas pessoas que ganharam verdadeiras fortunas na loteria viram o dinheiro simplesmente evaporar ? Um grande prêmio faz milagres, mas ele sozinho não garante o seu futuro.
#2 – mudar um evento específico
É … aquela menina, aquele concurso, aquele dia … Por que não voltar ao passado e dizer “Olha Doc, no dia tal você vai ser baleado e por conta disso morrerá. Que tal usar um colete à prova de balas ?”
Um conselho que poderá mudar a sua vida por completo. Podendo ter algum tipo de consequência em relação às suas finanças, ou não.
Quem preferiu usar sua oportunidade para isso, é porque tem dúvida sobre como poderia ter sido sua vida se aquilo tivesse acontecido. Provavelmente por não estar satisfeito com a direção que ela tomou … 🙁
Nada é garantia de que teria sido melhor. Mas a dúvida sobre como poderia ter sido atormenta até hoje.
Quem sabe essa mesma decisão não possa ser tomada hoje mesmo ? Não garantiria o presente idealizado, mas vai que o futuro será ?
#3 – mudar o futuro
A construção do futuro depende de suas decisões do seu passado. Ou ainda … (por que não) de hoje.
“Leia Pai Rico Pai Pobre o quanto antes“, “não gaste tanto com roupas“, “economize e invista“, são coisas que você não pode fazer naquele momento, mas que hoje estão ao seu pleno alcance. Seria a dica que daria ao seu eu mais jovem, mas já é o que faz hoje ?
Quem escolheu esse tipo de orientação, é quem vê o quão importante tais eventos foram para o seu eu atual. Imaginar como teria sido se tivesse tido acesso alguns anos antes é fabuloso e incentivador. 🙂
Você que gostaria de fazer isso a si mesmo, faz com os mais novos que estão ao seu redor ? Você que viu quão importante foi a leitura de um livro, ou o acompanhamento diário do Clube (valeu João !!), para uma transformação atual, costuma indicá-los aos seus filhos, sobrinhos, ou às pessoas mais jovens que o cerca ?
Infelizmente não temos acesso a tal máquina ou oportunidade … Mas podemos fazer isso pelas pessoas que nos acompanham e que têm uma vida inteira pela frente. A dica quente não está acessível. A mudança de um evento específico também não … Já a preparação de um futuro fantástico … isso sim é possível. 😀
Lembre-se:
|
E agora … você manteria sua frase ?