Dica de Ativo ||| Web Hosting
Oferecer o serviço de Web Hosting é uma boa opção, dá dinheiro e o negócio pode ser tocado por quem entende do assunto, e por quem não entende também, tudo depende da forma que for escolhida.
Você tem, basicamente, duas opções para oferecer o serviço de Web Hosting:
– Um servidor terceirizado
– Um servidor próprio
Comecemos pelo serviço de Web Hosting terceirizado, que é o que te dá a possibilidade de tocar o negócio sem ser um mestre na área. O serviço é oferecido por várias empresas de hospedagem, você se torna apenas um revendedor dos planos oferecidos por eles, e com isso ganha uma comissão. Em alguns casos a comissão é única, fez a venda recebe um valor, em outros você cria uma fonte de renda contínua, enquanto o “seu” cliente usar o serviço de hospedagem deles, você receberá um percentual da mensalidade.
Além da possibilidade de revender o serviço de Web Hosting de terceiros, você poderá também oferecer aos seus clientes que hospedem seus sites em “seu serviço de hospedagem”. Você tem o serviço contratado, que já usa normalmente, e “aluga” aos seus clientes um pedaço do seu espaço. A maioria dos serviços de hospedagem oferece um bom espaço em disco e uma boa banda de transferência. O suficiente para o seu site e dos seus clientes. Você oferecerá ao cliente que hospede em “seu servidor”, o que na verdade é um diretório no seu atual serviço de hospedagem, mas com o domínio escolhido por ele, com acesso via FTP exclusivo e todos os outros serviços que ele teria direito.
O primeiro caso não te traz custo algum, você ganhará a cada venda efetuada e pronto. No segundo caso você precisará ter o serviço já contratado, portanto terá que custea-lo, se tiver clientes recebe, se não tiver, arcará com o custo total.
Mas existe ainda uma terceira opção de Web Hosting, que é a mais profissional, onde você possui um servidor próprio, mas esta é a opção que exige que “você” saiba o que é preciso para manter o serviço funcionando. ( Você é jeito de falar, hehehe, obviamente você poderá contratar alguém para cuidar disso )
É a opção que dá mais “trabalho”, mas consequentemente é a que te oferece a maior possibilidade de criar um belo negócio.
Mais trabalho porque você será o responsável por garantir que o serviço funcione perfeitamente, terá que arcar com os custos de conexão, de armazenamento, de manutenção … terá que fazer com que tudo funcione perfeitamente.
Então qual opção de Web Hosting devo escolher ?
Como pode ver, a escolha não deverá levar em consideração se você entende ou não do assunto, deverá analisar qual o modelo de negócio que deseja adotar. Precisa pensar se quer algo “pequeno”, ou se deseja começar algo que venha a ser grande.
Eu, por exemplo, adotaria a seguinte estratégia:
Começaria oferecendo o serviço de terceiros – ganhando a comissão. Vendo a demanda, passaria para a segunda opção, teria um serviço contratado por mim e “alugado” aos meus clientes. Caso precisasse de mais, partiria para servidores próprios.
Mas isso depende de cada um … você pode querer começar direto com servidores próprios. 😉
Para quem isso é indicado ?
Na minha opinião todos podem aproveitar esta oportunidade, mas creio que um grupo em especial possa aproveitar mais: Web Designers
Quem trabalha como Web Designer pode, neste caso, unir o útil ao agradável. Além de oferecer o serviço de confecção do site, poderá incluir no pacote o serviço de hospedagem do mesmo. E dependendo do tamanho do cliente, está poderá ser a melhor opção.
Mas como disse, todos podem oferecer o serviço. A demanda existe. 🙂