Clube do Pai Rico

Dicas ||| Economia Doméstica 6

Aprenda a comprar …

Certo, mas a comprar o quê ? Qualquer coisa. Vou dar um exemplo.

Há aproximadamente 2 anos comprei um aparelho de DVD, queria um bem simples, pois não queria gastar muito … Peguei um da Gradiente, um destes “toca tudo” da vida. Foi super barato … mas conhecem a frase: O barato sai caro ? Este certamente é um exemplo …

Do que adiantou economizar na compra deste aparelho se ele “engasgava” toda hora ? E do que adiantou a economia se vários discos (originais …) não tocavam ? Simplesmente parava de tocar e pronto.

Economizei, mas agora tive que comprar um novo. (era para ter comprado antes, mas fui adiando … adiando … adiando …)

DVD novo em casa. Um porrada (nem tanto … nem tanto …), que custou um pouco mais caro do que havia custado o “simples” … (mas também, um do nível do simples custa metade do preço que paguei na época …)

Mas, o que eu quero dizer ? Se naquela época eu tivesse comprado um que custaria … 30% mais caro, não precisaria fazer a compra hoje. Teria um DVD que funcionava perfeitamente e teria economizado um bom dinheiro e um tantão de paciência, hehehe. (cada vez que travava um disco o stress ia nas alturas :))

Isso quer dizer que é sempre para comprar o mais caro, o mais cheio de utilidades, o bam bam bam ? Claro que não ! Só estou querendo dizer que as vezes economizar demais também não presta … você não precisa ir para o mais barato de todos, tampouco para o mais caro … pode ficar na média. Se eu tivesse comprado o aparelho médio há 2 anos, teria economizado. E tenho certeza que você já passou por situação semelhante, não é mesmo ?

Antes de adquirir um produto (em especial os eletrônicos), veja se não vale a pena desembolsar um pouco mais e com isso gerar um economia no médio prazo.