Clube do Pai Rico

Dicas para o … desafio ! #4

Mês de abril, 4º mês do nosso desafio, e é chegada a hora de atacarmos mais um item que pesa (bastante) no orçamento de muita gente: os gastos com comida fora de casa.

O assunto já foi tema de outros posts aqui no Clube e uma revisita se faz necessária. Você já percebeu como esse gasto tem uma participação importante em seu orçamento ? Não importa se estivermos falando de comer fora de casa por causa do trabalho (para quem não pode ir almoçar em casa) ou de comer fora por diversão e para relaxamento, o custo é alta e vem se elevando mais e mais.

Raio Gourmetizador !!

Muitos apontam um culpado para o elevado aumento nos preços das refeições: a gourmetização. Em todas as áreas, em todos os nichos, indo de sanduíches ao churros, a “diferenciação” dos produtos – chamada carinhosamente por gourmetização – vem aumentando os preços, em muitos casos, de forma desproporcional.

Por exemplo … um cachorro quente. R$15 ? Molezinha de se encontar … Um hambúrguer. R$ 40 ? Facinho facinho … Massas, frutos do mar, doces, pães, etc etc etc

Todas as áreas apresentam esse fenômeno, muitas vezes sem apresentar uma melhora proporcional na qualidade do alimento oferecido, como já falei. Mas sabe aquela coisa, se tem gente pagando, por que não posso surfar esta onda ? 🙁

Mão de obra e aluguel

Mas claro que este não é o único motivo para o aumento nos preços, os custos de manutenção também vêm aumentando bastante. Mão de obra, com os salários aumentando, em muitos casos, bem acima da inflação. (especialmente quando a sua força de trabalho recebe, normalmente, o salário mínimo) Aluguel, preciso falar alguma coisa ? E os alimentos em si, as frutas, verduras, carnes, etc etc etc …

Mas a sensação que temos é que o aumento vem acontecendo num ritmo muito superior ao desse pacote em conjunto. Não é mesmo ?

Mas o que fazer então ?

Sabedores disso, o que podemos fazer para enxugar um pouco a conta da alimentação fora de casa ?

Você pode adotar o tradicional “procure por algo mais barato”, o problema é que com isso você começará a ir em busca de estabelecimentos mais simples, onde, provavelmente, a qualidade seja inferior à que você esteja acostumado. Sim, para cima a proporção preço/qualidade pode não ser exata, mas para baixo a regra normalmente é verdadeira.

O que fazer então ? Já pensou em estabelecer o limite de gastos para alimentação fora de casa e ponto final ? Sim … Num caso destes esta poderá ser a única alternativa viável. E convenhamos … isso é algo que já deveria ser um padrão para você, não ? 😉

Sei para a refeição do dia a dia isso é um pouco mais complicado de se fazer, mas e para as de lazer ? Sim … você precisará fazer a “regulagem” do valor gasto mensalmente com alimentação fora de casa é com as refeições deste tipo.

Quer queira, ou não …

Uma dica para poder aumentar um pouco o valor gasto neste tipo de refeição ? Publiquei há alguns dias um post onde abordo justamente isso … 😉

Deixe a vergonha de lado e use seus cupons de pesquisa !

Seu bolso agradece e suas metas de nosso desafio também ! 😀