“Dobrar seu patrimônio não vai fazer você mais feliz”, afirma Warren Buffett. Será ?
Será ?
Confesso que essa afirmação me fez pensar mais do que já penso sobre o tema. Mas será que dobrar o patrimônio não seria motivo de felicidade para uma pessoa comum ?
Ok … Para um senhor de 87 anos, que tem a vida plenamente formada (casa própria, filhos bem criados, aposentadoria garantida) e todo o dinheiro do mundo (quase que literalmente), dobrar o patrimônio talvez não venha a ser algo que tenha algum poder “transformador”. Não seja algo que deixe esta pessoa realmente feliz.
Mas … e para alguém que tem 25 anos ? Ou para alguém com 35 ? 45 ? 60 ? Será que dobrar o patrimônio não seria algo que pudesse ser considerado um “evento feliz” na vida dela ?
Pense em alguém que está começando a vida … Que está na batalha diária. Que tenta começar sua formação de patrimônio. Que já pensa no futuro. Que vem fazendo a lição de casa … Será que dobrar o patrimônio não seria algo que pudesse lhe deixar feliz ?
Dobrar o patrimônio, com a atual taxa de juros, seria algo que a renda fixa poderia proporcionar em apenas 10 anos ! Ou seja, essa pessoa ganharia “10 anos” na corrida. (se levarmos em conta o rendimento real, descontando a inflação, esses 10 anos saltariam para uns 20 ou 30 rapidinho …)
Ou alguém que está prestes a se aposentar, com um capital acumulado para lhe proporcionar uma velhice “normal” … Dobrar o patrimônio poderia ser a diferença entre passar o resto dos seus dias em casa, vendo TV, ou viajar pelo mundo, conhecendo lugares e culturas que até então habitavam apenas o mundo dos “desejos” daquela pessoa.
A conclusão que chego ao pensar sobre o assunto é que isso é algo absurdamente relativo. Até mesmo porque o conceito de felicidade por si só já é algo completamente relativo …
Será que o jovem Buffett, ao constatar a sua primeira “dobra” não tenha se sentido feliz com o ocorrido ? Será que ao conquistar a sua primeira “dobra” ele não pode constatar que a sua estratégia era bem fundamentada e que sua dedicação estava sendo correspondida ?
Ok … Digamos que dobrar o patrimônio não seja algo que possa trazer felicidade para uma pessoa. Façamos uma nova simulação neste momento, meio que invertendo a situação.
Uma pessoa perde 50% de seu patrimônio, esse evento é capaz de gerar tristeza para ela ? Ou não … é algo que passará batido e não trará nenhum tipo de emoção para ela ?
De novo … Talvez, para um senhor que tenha em seu poder “todo o dinheiro do mundo”, perder 50% dele, não seja algo tão assustador, preocupante ou que lhe faça ficar triste (tenho cá minhas dúvidas …). Afinal de contas o que resta é capaz de proporcionar a ele uma vida que muitos apenas sonhariam em seus sonhos ser possível.
Mas e para aquele senhor do exemplo anterior, prestes a se aposentar … Perder 50% do que possui é a diferença entre uma aposentadoria “normal” de algo que certamente não será a experiência mais agradável do mundo, longe de ser um momento tranquilo na vida dele. Concorda ?
Pois … se uma perda de 50% é capaz de gerar tristeza em uma pessoa, por que um ganho de 100% não seria capaz de deixar ela mais feliz ?
O que eu acho ?
Sim, eu acho que o dinheiro traz felicidade. Sim, vou contra o ditado popular que “prega” o contrário.
Pergunte a um pai de família, com problemas financeiros, que não enxerga mais para onde correr, nem sabe mais o que fazer, se um pouco de dinheiro não seria motivo de felicidade pra ele ?
De novo … é tudo relativo !! Para quem tem dinheiro, não enfrenta nenhuma dificuldade, tem acesso a tudo o que o dinheiro pode comprar e proporcionar, dinheiro “a mais” pode não trazer nem um único pingo de felicidade. Já para quem precisa dele, mais do que “tudo” … pode ser a diferença entre o pão na mesa e a barriga roncando. 🙁
Portanto sim, eu acho que dobrar o capital é algo que pode trazer uma dose extra de alegria para uma pessoa. Se não fosse assim, qual seria o motivo para eu comemorar cada operação bem-sucedida que eu tenho com o Double PUT Double CALL ? Qual seria o motivo de meus alunos estarem comemorando a cada novo resultado positivo ?
Você já viveu a experiência de dobrar seu capital ? Em um período de tempo mais curto ? Te garanto que isso é algo fantástico ! É o que disse antes: você se sente retribuído pelos anos de dedicação e esforço. 😉
Mas me diga, o que você pensa sobre isso ? Qual é a sua opinião ? Traz felicidade ou não ?