É a hora certa de se fazer um seguro de vida ?
Para quem “tenta” encontrar maneiras de enxugar o orçamento doméstico qualquer economia é bem-vinda. Não sei se o que falarei aqui terá alguma utilidade para você, mas sei que terá para muitos outros. Se não servir “diretamente”, servirá indiretamente, pois você provavelmente fará alguma analogia a sua atual realidade.
Você já parou para pensar se você realmente precisa de um seguro de vida ?
Sim, você acha que realmente precisa gastar com este “item” de seu orçamento doméstico ?
O assunto foi levantado no livro Os Mitos que você deve evitar se quiser administrar corretamente o seu dinheiro, portanto não fui eu quem “pensou nisso”, mas garanto que após ver no livro pensei um bocado, hehehe.
No livro é levantada a dúvida: Quem precisa de um seguro de vida ? Você ?
Vamos lá:
– Tem família (esposa, filhos) que depende do que você ganha ?
– Tem algum dependente (mãe, pai …) que é sustentado por você ?
Se a resposta foi sim para algum destes itens: Sim, você precisa “investir” num seguro de vida. Mas caso a resposta tenha sido não para ambas as perguntas: Não, você não precisa gastar seu dinheiro com um seguro de vida. Está “jogando dinheiro fora”.
A primeira vista pode parecer meio exagerado … mas pense bem, não é verdade ? O seguro de vida é feito para que você possa garantir a tranquilidade de alguém, que seja seu dependente. Fora isso é quase como “um prêmio”.
– “Eeeee !!! Meu irmão morreu, me deixou o Seguro de Vida dele de herança. Ooo irmão bom !”
Claro que a idéia não é ruim, mas … existe a necessidade de verdade ?
Não seria muito mais interessante usar o dinheiro gasto com o seguro em seus investimentos ? Não estou dizendo que quem faz isso, pensando justamente em deixar “um presente” quando morrer, esteja fazendo errado. Mas tenha certeza que essa não é a forma mais inteligente de investir o seu dinheiro.
Pensando bem racionalmente, um seguro de vida só é mesmo necessário para um dos dois exemplos acima. Concorda ?
– “Ah ! Mas eu não pago seguro de vida, ele vem de brinde com o meu/minha cartão/mmn/previdência privada/título de capitalização” … Brinde ?
Se é dado como brinde, alguma “coisa” você está perdendo. Sempre há uma troca, nunca se esqueça disso.
Pois então, agora que esta “visão”, esta forma de interpretação do seguro de vida foi apresentada: Você acha que é a hora certa de se fazer um seguro de vida ?