Clube do Pai Rico

E as dicas de investimento das consultorias ? São coisa do Demo ?

Pergunta:

Zé, bom dia
Mais uma vez te parabenizo pelo site. Se a gente não acreditasse tanto no seu trabalho, não teriam tantas perguntas de pessoas que te acompanham.
Sendo assim, vamos a tal…

O que vc pensa dessas empresas de consultoria, que vendem relatórios sobre \”dicas\” de ações e investimentos? (Os Empiricus da vida …)
Eu tenho a impressão que eles são tubarões que \”direcionam\” o mercado e acabam tirando vantagem disso. Não que isso seja errado. Mas, estaria \”maldando\” as boas ações de comércio deles?

Mais uma vez, obrigado.

Att,
Nery

Resposta:

Bom dia Nery,

Obrigado ! Quanto mais dúvidas tivermos, mais claras as coisas vão ficando. 😉

Antes de qualquer coisa: direcionar o mercado para tirar vantagem disso é errado sim ! Tirar proveito de situação privilegiada que venha a trazer prejuízo para outra pessoa é crime. Gordon Gekko que o dia. 🙂

Não se pode ter esse pensamento, de que isso é uma coisa “normal” e corriqueira no mercado. Não é … Não pode ser …

Desde o início do Clube venho combatendo esse tipo de atitude. Quem é mais das antigas certamente se lembrará de algum destes textos: Cuidado com os conselheiros de plantão … e Sua corretora só quer seu dinheiro ?. Quando os escrevi tinha em mente um lado diferente de “orientações” do que você citou. Até pouco tempo atrás nós não tínhamos nenhum serviço independente de orientação de investimentos.

diabo-e-anjo no ombro

Isso é evento recente, ao menos em termos mais populares (sim, existiam serviços semelhantes ao da Empiricus, pagos e bem pagos), surgindo em 2014. Até então conhecíamos apenas as dicas das próprias corretoras, diretamente beneficiadas pelas indicações. Não importando se davam certo ou não. Suas taxas de corretagem estavam lá, não precisando estarem certas.

No caso das consultorias privadas e independentes, a coisa é um pouco diferente.

Neste mercado, para que a empresa consiga prosperar, é preciso que ela apresente resultados. É preciso que seus clientes tenham um histórico lucrativo que os leve a renovar suas assinaturas, que o mantenha fiel, como cliente daquela consultoria. Você só aceitará pagar pelo serviço enquanto ele estiver acertando e lhe trazendo dinheiro, não é mesmo ? Na hora que você começar a ver que ele mais erra do que acerta … Por qual motivo pagaria (e seguiria …) por aquilo ?

Se tem como “segunda” intenção tirar proveito da onda gerada pelas próprias indicações, não tenho como saber … Mas que parecem fazer um trabalho sério, com indicações originadas de estudo e análise constante, parecem. 😀

Eu continuo defendendo a independência de cada um. Continuo indicando a todos que estudem, entendam o que é preciso ser feito, e que consigam andar com as próprias pernas. Acompanhar o que as consultorias independentes, bem como os analistas dos bancos e corretoras, falam, não é nenhum erro dos mais graves. Entender o que pensam outros integrantes do mercado é saudável, te faz refletir sobre suas posições, suas convicções. Ajuda a analisar se o que você pensa ser o certo é realmente isso.

Mas somente quando você sabe o que está fazendo, o que está analisando. Se não souber, a pressão de estar errado (pois não sabe realmente o que é o certo) será grande, e provavelmente tenderá a fazer o que os “outros” estão dizendo.

Portanto não vejo o serviço como sendo “mal intencionado”, afinal ele só terá sucesso se realmente apresentar bons resultados para os clientes. Agora, se são as orientações dadas aos clientes que tornam as entradas bem sucedidas, por causa da entrada dos clientes (num processo de auto realimentação), que compram ao receber a indicação de compra e com isso ganham com a compra … não tenho como responder.

Acredito que a dúvida tenha surgido graças ao tamanho que a empresa atingiu. Num mercado como o nosso, sedento de qualquer coisa que o leve para um lado mais profissional, o surgimento de empresas independentes dos grandes players é muito bem-vindo. Só precisamos torcer para que as que surjam sejam realmente independentes e que estejam de olho no resultado originado nas boas indicações e conquista de novos clientes. E, claro, que não sejam apenas vendedoras de ilusão, tentando arrancar alguns tostões de investidores despreparados … 🙁

Espero ter lhe ajudado !! 🙂

Abraços !