E não é que eles tinham razão ?
Quando recebi o dossiê da Oi falando sobre como as operadoras “mascaram” a cobrança do celular grátis nas faturas uma luz amarela acendeu aqui. Afinal ninguém gosta de gastar mais do que realmente consome, correto ?
A ação deles mostra que o aparelho gratuito que “ganhamos” no momento em que assinamos um novo pacote continua sendo cobrado indefinidamente, para todo o sempre. Fiquei pensando … pensando … e não é que é verdade?
Antigamente eu era cliente TIM, tinha um aparelho simples, literalmente um telefone, só. Fui cliente deles por muito tempo, quase 10 anos. Chegou um belo dia resolvi mudar de aparelho, pois alguns dos novos tinham algumas funções que me chamavam a atenção. Entrei em contato com eles para ver quantos “bônus” eu tinha acumulado, e para minha surpresa tinha uma ninharia, pouco, muito pouco. Conversei com a atendente, mostrando que não havia trocado de aparelho pelos últimos 5 anos – se não me engano, e que por consequência não era possível ter tão pouco. Neste momento fiquei sabendo da mágica que eles fazem com a pontuação: zeram a cada 12 meses. Não usou o que tinha acumulado, perdeu. Simples.
Argumentei que já era cliente a muito tempo, que não havia usado os bônus em nenhum momento pelos últimos 5 anos, e que se não ganhasse um desconto um pouco maior – nem estava pedindo o aparelho de graça – iria para a concorrência. Só faltou ela dizer “boa sorte”. Virei, fui à loja da Vivo vi o plano que eles tinham mais parecido com o meu, agora já antigo, e me mudei. Peguei o meu Nokia e71 com um belo desconto e me dei por satisfeito.
Até agora …
Quando comecei a pensar no que o dossiê dizia, me lembrei do que acontecia na TIM e vi/lembrei que o mesmo estava acontecendo na Vivo … mas ali ao menos não tinha o “sistema” de 12 meses. A pontuação ia acumulando. Pensei … “e agora, o que eu faço ?”
Ligar para a operadora chorando um desconto ao invés do aparelho é algo inimaginável … (mas que não me custa nada tentar …)
Pegar um aparelho anualmente – para o caso das operadoras que zeram anualmente o acumulo de pontos – seria uma opção ? É … acho que essa é uma boa opção. Você pode trocar o seu celular ou então dá-lo de presente a alguém. Afinal o crédito está lá para ser usado, não é mesmo ?
Mas juro que se oferecessem um desconto mensal, equivalente a 50% do valor do telefone, eu aceitaria na mesma hora. Deixa eu explicar. Façamos de conta que o aparelho que me dariam era um de R$ 500,00. Se me oferecessem um desconto de R$ 240,00, parcelado em 12x de R$ 20,00, eu toparia na hora ! Afinal nem todo mundo precisa trocar de aparelho, nem todo mundo quer trocar de aparelho. Não é mesmo ?
Mas … o que realmente acontece …
Mas a realidade é um pouco diferente. A grande maioria que for lá pegar o aparelho anual de “graça” pegará um que custa um pouco mais caro do que o desconto que ele tem direito …
Entendeu o segredo ? Eles fazem isso pois sabem que conseguirão ganhar algum $$$ com o seu “brinde”.
Juro que vou tentar propor o desconto “parcial” que citei acima, mas se não der … alguém vai ganhar um celular novo. 😀