Clube do Pai Rico

Economias de Verão

Ouço isso quase que diariamente: Finalmente o verão chegou !

Para muitos é hora de pegar o carro e ir para a praia. Para outros é a hora de se preparar para a incomodação … os outros estão vindo para a sua praia, hehehe. 😉

Mas, o verão, bem aproveitado à beira mar tem um custo, e normalmente bem mais elevado que o de continuar no ritmo normal. Afinal, os preços cobrados na praia ( seja nos quiosques, sejam os vendedores ambulantes … ) são bem maiores do que os que encontramos normalmente. Mas temos que entender … o sujeito fica andando de um lado para o outro da praia, o dia inteiro, com um solzão na cabeça … ( no caso dos ambulantes ), e nos quiosques … … … bom, realmente, os quiosques metem a faca. 😀

No que economizar ?

Não vou falar sobre o quanto você gastará de combustível, ou de hospedagem, vamos nos centrar somente nos custos do consumo de praia: bebidas, comidas, tranqueiras em geral.

Bom … não preciso nem dizer que fazer compras na praia é furada, não é mesmo ? Os preços praticados são muito acima do aceitável, sem contar que a maioria das coisas oferecidas são coisas que não precisamos. Então por que comprar ? Claro, existem casos e casos, use seu bom senso e tente economizar ao máximo neste item.

Bebidas: Você já pensou em comprar uma “caixa térmica” ( ou num português mais direto: um isopor ) ? Elas não custam muito e mantém a temperatura, caso seja feito um pré preparo do que será levado, por um bom tempo. O preço das bebidas no supermercado, é, em média, um terço do que é cobrado na praia.

Comidas: Sanduba, bolachas, salgadinhos … tá … vai parecer quase uma “farofada”, mas você ( ou melhor: suas crianças ) não iria comprar isso ? Algumas coisas você pode comprar na praia, ou melhor deve. Não vai levar um milho cozido neh ? 😀

Pô … mas eu tenho vergonha …

De parecer um farofeiro ? Me desculpe … mas se você deseja economizar um pouco, para não ficar com peso na consciência mais tarde, levar algo já de casa é uma boa dica de economia.

Eu faço isso já faz um bom tempo, e me pergunte se dou bola para o que os outros possam comentar ? Nem ligo !

O custo do isopor, por exemplo, pode pesar um pouco, mas o seu custo será amortizado com o passar dos anos. O último que comprei foi há pelo menos 5 anos. Se for considerar o custo “anual”, ele não está me custando mais do que R$ 15,00/ano. Sem contar que não uso ele somente na praia, quando tem uma festa em um local com menos estrutura, lá vai ele. Quando faço uma viagem de carro, ele de novo …

E a cadeira e o guarda-sol ?

Esta é uma daquelas “armadilhas” … vale mais a pena comprar ou alugar na praia ? Depende. Depende de qual a frequência com que você vai à praia, depende do seu cuidado com ao guardar … tem uma série de fatores. Se você costuma ir poucas vezes, vale muito mais a pena alugar, afinal, você não precisará se preocupar com levar, limpar no final da praia, guardar no carro, lavar ao chegar em casa, guardar … Você somente chegará na praia, chama o “tio”, ele traz a cadeira, instala o guarda-sol e pronto ! E os valores são bem em conta – ao menos por aqui ainda é … ao menos isso ! 😀

Uma boa cadeira e um bom guarda-sol custam uma nota ! E se você não é dos mais cuidadosos, corre o risco de ter que comprar a cada nova temporada.

Aproveite o verão !

Para finalizar, o mais importante: Aproveite o verão ! Sem neuras, sem exageros, mas aproveite.

E você, tem alguma dica especial para esse caso ?