Clube do Pai Rico

Educação Financeira ganhando força !

Você não imagina o quão gratificante é para alguém como eu – que estou envolvido com o conceito de Educação Financeira para todos,  há tanto tempo -, ver que grandes empresas, da área financeira e fora dela também, dando apoio e criando ferramentas que auxiliem a população nessa jornada.

No início existia o “nada”, literalmente. Parecia que ninguém dava muita bola para o assunto, falar sobre dinheiro, sobre meus investimentos em bolsa era algo proibido. Quando o fazia era taxado de “elitista”, que fazia aquilo para aparecer e me achar diante de meus amigos “menos favorecidos”. Não, longe disso … O que eu realmente queria era trazê-los “para o lado de cá”, onde o dinheiro é algo que faz parte de nossas vidas, tentando mostrar que as coisas eram muito mais simples do que imaginavam.

Mas existia um grande problema … o material de estudo era escasso, tínhamos um ou outro livro que abordava o tema finanças pessoais, poucos que tratavam sobre o investimento em bolsa (quem quisesse se aprofundar precisava partir para a literatura internacional). Mas as coisas mudam, ainda bem. 🙂

De uns tempos para cá a coisa mudou. As pessoas tomaram consciência da importância do dinheiro, e da Educação Financeira em especial, para o seu dia a dia. Começaram a perceber que aquelas famosas “trocentas parcelinhas” que cabiam no bolso de qualquer um encareciam os produtos. Perceberam que com um planejamento financeiro básico podiam fugir delas. Podiam fugir dos juros. Melhor, podiam fugir dos juros pagos a terceiros e aprenderam/conheceram a alegria que é ver esses mesmos juros vindo para eles. Tiveram a real noção do que é ver o seu dinheiro trabalhar para você.

Sim, sei que ainda falta muito para chegarmos no “paraíso”, no topo, falta muito para chegarmos naquele lugar (ou momento da história) onde cada brasileiro será capaz de honrar suas contas, de bater forte no peito e dizer “Não devo nada a ninguém !” e porquê não de poder aproveitar as oportunidades que o dinheiro de outras pessoas pode nos proporcionar ? (não se esqueça, existem as dívidas boas e as ruins … ;))

E você não sabe o quanto é bom saber que o Clube do Pai Rico tem uma pontinha de “culpa” nisso. 🙂

Como disse, as grandes empresas começam a nos ajudar nessa briga, começam a criar ferramentas para auxiliar quem precisa de ajuda/informação/conhecimento. Como exemplo cito uma ferramenta do Itaú, um canal do Youtube, criada para ajudar, de forma simples, quem precisa. Através de vídeos interativos eles vão orientando 3 grupos de pessoas (os endividados, os que não conseguem fazer sobrar dinheiro para os investimentos e os que não sabem ainda onde investir o que acumularam). Você vai fornecendo informações e eles vão “criando” um novo rumo no vídeo que será o mais apropriado para a sua situação.

Achei muito interessante, bastante mesmo. Tanto a parte do vídeo interativo quanto os outros tutoriais, também em vídeo, sobre itens mais específicos. Vídeos curtos, que auxiliam na compreensão do assunto apresentado.

É bom ver que não estamos sozinhos nessa guerra, é bom ver que ganhamos reforços a cada dia que passa. É bom ver que mais e mais pessoas têm se juntado na batalha contra a deseducação financeira.

Obrigado a você por fazer parte disso. Obrigado a você por nos deixar – ou ao menos tentarmos – ajudá-lo nesse caminho.