Clube do Pai Rico

Empreendedorismo na prática

Os dados são conflitantes, mas temos a certeza de que o Brasil é um dos países com mais empreendedores do mundo. Conflitantes no sentido de que alguns dizem que somos o 3º país com a maior população empreendedora do mundo, enquanto outros alegam que somos o 7º …

A posição exata “não importa”, somente a certeza de que realmente estamos no topo. 🙂

Claro … aqui a coisa se mistura muito. No sentido de que é difícil separarmos o que surge por pura e simples necessidade, o que surge por conta de uma oportunidade, o que surge por planejamento. E você há de concordar que as coisas são muito diferentes para cada um destes “tipos” de empreendedor.

E é aqui que cabe um comentário: sabe qual destes “tipos” não deve ter gostado do livro em questão ? (claro … se é que leu ele) O de PALCO !

Sabe ? Aquele que não tem histórico algum, que apenas fica falando e falando, normalmente frases feitas e de impacto, e que tenta ditar regras aos que os dão ouvidos ? Além disso, na maioria das vezes, o único case de sucesso é justamente estar naquele palco (ou no Instagram, Youtube) ?

Pois então … No “Empreendedorismo na prática“, José Carlos Assis Dornelas apresenta dados que derrubam inúmeros mitos sobre o empreendedorismo.

Por exemplo, sabe aquele que muitos costumam arrotar, como sendo o melhor caminho para o empreendedor ? Aquele de que se deve mergulhar de cabeça, sem precisar de estudo formal ? Superior então, pra quê, né ?

Esse é um dos que são citados no livro. E graças aos dados recolhidos pelo autor, em uma pesquisa junto a aproximadamente 400 empreendedores (com resultados concretos), é rejeitado.

A grande maioria dos que participaram da pesquisa tem estudo. Muitos especificamente na área de atuação da empresa (engenheiros químicos, civis, agrônomos, entre outros), o que os ajuda a entender melhor tudo o que ocorre dentro da empresa. Além disso, inúmeros outros cursos específicos (de preparação ou reforço) são feitos pelos donos das empresas.

Agora … me diga qual é o perfil padrão que é exaltado por que está nos palcos ? Sim, o empreendedor que surgiu do nada, veio do nada, sem preparação alguma, apenas a cara e a coragem. Poucos são os que sugerem e incentivam o estudo formal para quem busca empreender.

Claro, isso é de fácil compreensão. Precisam que os interessados ajam por impulso, e não que se preparem com cuidado antes de contratar os serviços daquele que está falando.

Bom … Sei que foquei num único ponto neste comentário. Mas foi a frase que mais ficou passando na minha cabeça enquanto fazia a leitura: “um tapa na cara do empreendedor de palco”.

No livro existem muitos outros dados e informações, todos obtidos desta mesma pesquisa. Números que ajudam a entender melhor e quem sabe até mesmo traçar um “perfil ideal” para quem deseja ser um empreendedor bem-sucedido. 😉

Além disso, o livro conta com inúmeros comentários, dicas e sugestões dos que participaram da pesquisa, e que podem ajudar os interessados em empreender a seguir um caminho mais seguro e favorável.

Se está pensando em empreender, ou mesmo se já é um empreendedor, é uma leitura que pode te ajudar a traçar um caminho mais claro da sua jornada. 🙂

 


Nota do Site:
5 Moedas
Empreendedorismo na prática
José Carlos Assis Dornelas

Editora: Elsevier
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 148
Acabamento: Brochura
Formato: Médio