Clube do Pai Rico

Exercício de Reflexão: do que você NÃO abriria mão ?

A situação econômica de muitas famílias brasileiras continua delicada em decorrência da grave crise herdada da 1ª fase do (des)governo da dona mandioca. Muitos se enganam ao afirmar que as coisas melhoraram, que o crescimento já pode se visto, que o pior já passou.

Ok … talvez o pior já tenha realmente passado. Talvez já tenhamos parado de cavar mais fundo. Mas, voltar a crescer ? Não … isso eu ainda não vejo.

São tantas empresas e negócios que vejo fechando diariamente, tantos pontos comerciais vagos e vagando. Tantas pessoas que ainda estão perdendo seus empregos, que não temos como dizer que a recuperação se faz presente.

Todo esse cenário acaba afetando diretamente a vida das famílias. Seja por conta da perda do emprego e a não recuperação dele, seja por conta da manutenção do trabalho mas sem ganhos reais. O problema é que em todos os casos as contas não param e elas não param de crescer …

Sim, um crescimento acima da inflação. Exemplo ? Energia elétrica subindo perto de 15% ao ano … Planos de saúde na mesma faixa … Educação dos filhos … Isso sem contar com TODO o resto. É, os índices de inflação são tão generalistas que não se aplicam à realidade de praticamente ninguém.

Como lidar com essa conta que não fecha ? De um lado os gastos aumentando … Do outro a renda paralisada ou encolhendo. (isso quando não desapareceu de vez …)

Como manter as coisas em dia se a situação não melhora ?

“O colchão de segurança !” Ok … Em alguns casos, alguns usos, você poderá usar parte do valor que lá foi acumulado. Só tome cuidado para não cair na besteira de justificar qualquer gasto “tolo”, como tendo origem na crise e por isso é um gasto emergencial. 😉

Mas, quer você queira, ou não, em algum momento será preciso cortar gastos “desnecessários”. Você precisará enxugar o seu orçamento. Precisará trazer as coisas para algo mais perto da sua realidade atual.

Correto ?

Sim, correto. Você não poderá permanecer consumindo como consumia antes, pois o seu orçamento agora é outro. Ajustes se fazem necessários … sempre.

E neste momento eu repito a proposta que dá título a este post: do que você NÃO abriria mão ?

Quais seriam os gastos que hoje formam o seu orçamento que você não cortaria “por nada” ? Lembre-se: cortar … não me refiro a procurar um equivalente ou semelhante. Ok ? 🙂

Escola dos filhos ? Academia ? Carro ? Casa ? Alimentação ? Plano de saúde ? Viagens ? Curso de idiomas ? Salão de beleza ? Roupas ? Presentes ? Festas ? Happy Hour ? Celular ? Internet ? TV a cabo ? Ar condicionado ?

Por quê ?

Podemos expandir um pouco o exercício: da lista acima, quais seriam os primeiros itens a se cortar ?

Como disse, é um exercício de reflexão. Não importa se (felizmente) não é a sua situação atual. Encare como sendo um exercício de preparação para o pior. 😉

Sim … pior. Lembra que sempre devemos ter um Plano B em mãos ? 😀